quinta-feira, março 17, 2005

Ser contra é ser racista??? Tomem juízo!

Não concordo com a entrada de Cabo Verde no seio da União Europeia, tal como não sou muito favorável à adesão da Turquia a este grupo político... Vem isto a propósito da ideia defendida por Adriano Moreira e Mário Soares de "equipararem" este arquipélago do Atlântico às regiões autónomas das Canárias, Madeira ou Açores. Segundo estes reformados da política, o facto de Cabo Verde constituir um País africano em nada deve contrariar o poder vir a fazer parte da UE. Ora, para mim, essa é precisamente a razão principal pela qual discordo da entrada de Cabo Verde ou de qualquer outro País de África ou da Ásia nesta importante organização política, que teve um cariz eminentemente geográfico na sua fundação. Se é de uma união europeia de que falamos não faz qualquer sentido receber países do Médio Oriente ou de qualquer outra região do mundo, por muito que sejam boas as intenções de tal proposta...
E, por favor, não me apelidem de racista ou xenófobo por ter esta opinião. Tenho a firme ideia de que os antigos países colonizadores deviam contribuir de forma muito mais activa e responsável na resolução de muitos problemas provocados pela desastrosa política de descolonização praticada, no caso português, durante o Governo de Mário Soares. Mas, atenção, a ajuda às antigas colónias deve ser devidamente vigiada e controlada no sentido de não fomentar desvios e proveitos alheios.
Cabo Verde na UE? Tenham é paciência e deixem-se de ilusões....

1 comentário:

Anónimo disse...

O racismo é pior coisa que existe no mundo. Ninguém se deve achar superior só pela cor, raça e poder......há muito mais do que isso numa pessoa. Todas são diferentes e todos iguais e de uma certa forma especial.