sábado, janeiro 24, 2009

Um Inverno à antiga!!!

A Beira Alta está prestes a receber o 6º nevão deste Inverno. Já há muitos anos que não se via tanta neve por esta região. Aliás, diversos estudos científicos demonstram que a queda de neve tem vindo a diminuir em Portugal relativamente aos valores registados nas décadas de 1970 e de 1980. No entanto, este parece ser um ano fora do vulgar, com muita neve e ventos ciclónicos, como os que registaram esta madrugada no Noroeste de Portugal Continental...
A neve branca proporciona paisagens idílicas e de grande beleza. No entanto, os perigos também espreitam com o manto branco, nomeadamente quando temos que circular de automóvel. Ora, se tivermos em conta a irregularidade física do nosso país e a falta de meios que (ainda) persistem em muitas zonas (sobretudo rurais e de pior acesso), facilmente constatamos que percorrer as estradas portuguesas constitui um verdadeiro desafio para qualquer um. No último nevão da passada 3ª feira a A24, junto a Castro Daire estava como a foto elucida.
Resta-nos esperar que, desta vez, a Protecção Civil e as autoridade locais saibam corresponder ao que deles se espera: organização, planeamento, acção e presença efectiva. Preparemo-nos porque este parece ser um Inverno daqueles verdadeiramente loucos. Faz-me lembrar os Invernos da década de 1980 quando residia na Covilhã e percorrer a cidade nos dias de nevão era um verdadeiro drama. Mas, como nessa altura ainda era estudante, as preocupações não existiam e a alegria tomava conta de nós...
Aproveitemos da melhor maneira a neve que vai caindo!!!

2 comentários:

Carla disse...

Eu ainda estou à espera que caía neve em Lisboa !!!

bj

Fernanda disse...

Pedro
É verdade que este Inverno, faz lembrar os de há muitos anos atrás.
Ele é neve... frio... chuva... vento...
É claro quem trabalha longe da sua residência é deveras complicado e as crianças que bem cedo têm que ir para o infantário e escola é de "partir o coração".
Mas tudo faz parte da vida e há que saber aceitar...
Adoro ver os flocos brancos de neve a cair e enquanto está "mole" é uma alegria e uma risada! O pior é nos dias seguintes, pois aí torna-se um perigo e infelizmente ainda não temos os meios adequados que nos possam facilitar a nossa mobilidade com melhor qualidade.
Espero que a estrada que te conduz á tua escola esteja acessível.
Boas viagens e muita atenção
Bjs