terça-feira, dezembro 07, 2004

Sampaio em versão soarista...

No dia em que Mário Soares comemora os seus oitenta anos, Sampaio resolveu dar, mais uma vez, mostras que está apostado em terminar o seu mandato de Presidente da República numa versão ostensiva e de ataque pessoal aos partidos de direita que (ainda) estão no Governo. Imitando o seu antecessor no que este tinha de pior, Sampaio mostra-se cada vez menos coerente com a imagem que deu ao longo de todo a seu primeiro mandato e parte do actual, resvalando, agora, para uma ostensiva parcialidade ao fazer o claro favor ao seu partido de antecipar as eleições legislativas.
Devem-se contar pelos dedos de uma mão (ou nem tanto) as situações que por esse mundo democrático fora, um parlamento com maioria absoluta é dissolvido, sem que nada de anormal tenha ocorrido entretanto, ainda para mais quando, com apenas quatro meses de legislatura, o Governo de Santana Lopes estava a imprimir uma verdadeira acção reformadora, que não agradava aos grandes poderes económicos instalados.
Sampaio aproveitou o dia de hoje para mandar uma série de recados ao Governo, chegando a prestar opiniões pessoais de discordância relativamente a muitas matérias que este Governo pretendia legislar. Ora, Sampaio deveria-o fazer no acto de promulgar ou não as leis provenientes do Governo e não no momento actual, quando se está já em plena campanha eleitoral. É que, se Santana é Primeiro-Ministro, mas também Presidente do PSD, Sampaio exerce a tempo inteiro o seu cargo de PR.
Cada vez mais me convenço que Sampaio tinha a lição muito bem estudada desde há quatro meses a esta parte, mas, pode ser que o tiro lhe saia pela culatra e tenha que "engolir", novamente, com Santana Lopes. A ver vamos...