sexta-feira, abril 01, 2005

Um exemplo para todos...

Já há algumas semanas que pretendo escrever um artigo sobre o Papa e o estado actual da Igreja Católica mas, por esta ou aquela razão, este propósito tem vindo a ser adiado. Enfim, desculpas de mau pagador, como costuma dizer o povo...
No entanto, as últimas notícias que têm vindo a público sobre o debilitado estado de saúde do Papa obrigam-me a que escreva umas breves palavras a propósito do exemplo que este homem tem dado ao mundo nos últimos tempos, no sentido de fazer passar a mensagem de coragem a uma sociedade que, cada vez mais, esquece os mais fracos, nomeadamente, os idosos. Num tempo que vive o imediato, se centra no materialismo e vai atrás do facilitismo, a atitude de João Paulo II em mostrar e não esconder o sofrimento de que o ser humano não pode escapar quando a doença se apodera de nós constitui a prova de que esta Igreja continua a ter como postulado basilar a defesa da vida humana, por muito que qualquer razão "deturpadora" a tente desprezar.
O momento que marcará um novo rumo na Igreja Católica estará, por certo, dependente da hora em que João Paulo II deixe de ter condições (sobretudo intelectuais) para conduzir os destinos desta Igreja. Tanto pode ser amanhã como daqui a meses ou anos, pois a vida humana a Deus pertence e só Ele sabe quando a caminhada chega ao fim... No entanto, esperemos que os católicos consigam perceber que esta é apenas mais uma etapa normal da história da Igreja Católica. De qualquer forma, este Papa será, para sempre recordado, como aquele que mais defendeu a vida humana acima de quaisquer interesses carnais ou materialistas. A cultura da vida ficará como a sua principal herança!