terça-feira, fevereiro 05, 2008

Quanto custa um filho por mês...

Uma equipa de psicólogas (?) de Coimbra fez as contas para saber quanto custa ser um «bom pai» e concluiu que nos primeiros 25 anos de vida cada família de classe média-baixa gasta, em média, 236 euros mensais com cada filho, enquanto que uma família da classe média-alta gasta uma média de 678 euros.
Para já, duas observações:
2. O método utilizado no estudo (a simples soma de gastos imaginados pelas duas psicólogas) parece-me tão simplista que até alunos meus do secundário conseguiriam chegar a conclusões semelhantes.
- mensalidade do infantário = 350 euros
- 7 embalagens de fraldas (70 unidades cada) = 120 euros
- alimentação = 100 euros
- vestuário = 200 euros
- consultas médicas e farmácia = 100 euros
- brinquedos e outros extras = 50 euros
E, pronto, assim por baixo, fica calculada a despesa média de uma família com dois filhos menores: 460 euros mensais por cada filho!!! Apenas resta dizer que acabei de calcular as despesas mensais tidas com os meus dois filhotes e que não sou formado em Psicologia, nem este constitui qualquer tipo de estudo científico...
E, depois, ainda há quem pense que, sem políticas sérias de incentivo à natalidade (e não os actuais apoios apenas concedidos às famílias mais carenciadas) poderemos combater o crescente envelhecimento da população portuguesa...

2 comentários:

Paulo Sempre disse...

E eu que me candidatava a pai....
Abraço
Paulo

IsaMar disse...

Oi..realmente é caro ter filhos em Portugal.
Não incentiva nada a ter filhos.
Com tantos défices (habitação...desemprego, etc) com tanta instabilidade que nos cerca não da mesmo para pensar em ter mais do que 1 filho. É muito complicado gerir uma casa com salários reduzidos.
Mas no meio de tudo, as alegrias que as crianças nos dão fazem-nos ultrapassar muitas dificuldades.
Beijos a todos
IsaMar