terça-feira, março 10, 2009

Com esta é que me fartei de rir...

A escolha de Vital Moreira para cabeça de lista do PS às eleições europeias tem-me proporcionado momentos de grande risota cá por casa. Então não é que a minha filhota, de três anos, resolveu confundir o Vital com o Avô Cantigas!!! De facto, as personagens não são assim tão diferentes...
Agora mais a sério. Nunca apreciei o pensamento de Vital Moreira. De vez em quando ia ao blogue onde escreve e, nos últimos anos, a sua aproximação ao PS era tal que não foi com surpresa que assisti a esta escolha de Sócrates. Mais um ex-comunista para as listas socialistas, tal como aconteceu com José Luís Judas, Pina Moura, Mário Lino ou José Magalhães. O PS vai piscando o olho a comunistas vira-casacas, ao mesmo tempo que dá a ideia que abre as portas do partido a independentes!!! Aliás, Vital Moreira auto-elogia-se por ser independente. Ora, não há nada mais hipócrita na política do que alguém se apelidar de independente à procura que a pesca política dê resultados. Pessoa que se preze de estar na política não pode ser independente. Sério é fazer escolhas e saber criticar o seu partido de eleição quando assim tem de ser: é o caso de Manuel Alegre...
Só espero que o PSD tenha um candidato que saiba puxar pelo verdadeiro Vital. É que amigos meus de Coimbra que foram alunos de Vital Moreira têm-me dito que o homem pode saber muito de Direito Constitucional, mas que é uma nulidade em respeitar a opinião alheia e que pouco ou nada percebe de bom-senso e até mesmo de boa-educação. Só uma chamada de atenção para os mais distraidos: no discurso que fez no Congresso do PS passou mais de meia hora a dizer "eu isto", "eu aquilo": autêntico espírito egocêntrico!!!

17 comentários:

Anónimo disse...

Um bom candidato para fazer frente ao ex comunista, seria a também ex conunista exilada no PSD, Zita Seabra.
Em matéria de exilados, o PSD não se pode queixar. Para citar alguns: Durão Barroso, Pacheco Pereira,Zita Seabra, etc. Em contra partida, um antigo escolinha da JSD faz-nos a vida negra. Quer adivinhar quem é?

Jofer

Anónimo disse...

"QUE PENA O VITAL SER COMUNISTA".

Comentári feito por adversários políticos.

São verdes, não prestam... Nós somos bons, os outros não prestam. Presunção e água benta cada um toma a que quer.

http://dn.sapo.pt/2009/03/07/dngente/o_velho_cavalo_volta_a_corrida.html

Jofer

Anónimo disse...

Vital Moreira é uma nulidade em respeitar a opinião alheia e nada percebe de bom senso e boa educação,disseram-me uns amigos!!!
Haja deus!!!
Este homem não arranja melhor?

Anónimo disse...

Eu também tenho uns amigos que me disseram que uns primos tinham dito aos tios da mulher do irmão que mora na Chamusca, que havia uma mulher que foi posta a liderar um partido, e que nem ata nem desata. Qundo fala , só sai vinagre daquela boca...
Ricos amigos que eu tenho...

João Semana

Pedro disse...

O Daniel Tecelão e o João Semana devem esquecer-se que os melhores avaliadores dos professores (sobretudo dos universitários) são os seus alunos. Ora, estes amigos meus que afirmam que Vital Moreira é um péssimo pedagogo foram alunos da personagem; não são meros opinadores de esquina. Talvez o Tecelão e o Semana o sejam...

Anónimo disse...

Estou-me nas tintas para a opinião de alunos de V.Moreira,e mais,estou-me igualmente nas tintas para o facto de homem ser bom ou mau pedagogo,ou se cheira mal dos pés.
O que importa aqui reter é o facto de alguem tentar desvalorizar a pessoa e a sua escolha para uma determinada tarefa,através da velha treta do diz que disse!!!
O que é um opinador de esquina?
É um gajo que tem um blog?

Pedro disse...

Ó Tecelão, um mau pedagogo não pode ser um político competente. Se pouco lhe interessa isso, então não se preocupe com as eleições, nem gaste tempo com elas...
Quanto ao diz que disse, talvez valha mais a opinião dos alunos sobre o professor do que a dos jornalistas.
Quanto aos opinadores de esquina, são aqueles que opinam ser ter nada que suporte a sua opinião. Tão simples quanto isso...

Anónimo disse...

E que tal os seus alunos e de todos os professores terem de fazer a avaliação de personalidade dos seus mestres?
João Semana

Anónimo disse...

Parce que o Daniel Tecelão e o eu patra o sr. somos os opinadores de esquina. Quanto ao sr Jofer, como o não teve qualquer comentário, subentende-se que enfiou a carapuça até ao pescoço.
Bem haja!

João Semana

Pedro disse...

Finalmente, vejo algo em que eu e o João Semana estamos de acordo. Tomara eu que a minha avaliação, enquanto professor, fosse efectuada pelos meus alunos. Só eles sabem, de facto, o que valho enquanto professor.
A assistência a duas ou três aulas, que para muitos professores sempre podem ser "camufladas" por antecipação, impede a verdadeira análise do docente na sua actividade.
Por isso, continuo a acreditar nos meus amigos que todas as semanas tiveram que "levar" com a falta de bom-senso e a reduzida pedagogia do professor Vital Moreira. Se a dita personagem é mau pedagogo, não pode ser bom político...
Percebido???

Anónimo disse...

Eu só gostava que alguem,de forma objectiva e independente me explicasse,a mim que sou muito burro,o que é que tem a ver as qualidades pedagógicas de um professor com as caracteristicas de um politico!!!

Anónimo disse...

Caro Pedro, olhe que há muitos professores que (desculpe o termo) se borrariam todos de imaginarem os alunos a fazer parte dos seus avaliadores. E eu conheço alguns que são das minhas relações.
Eu não sou professor mas não concordo com tal critério.

João Semana

Pedro disse...

Tecelão, se não compreende que para se ser um político sério tem de se ter qualidades relacionadas com o bom-senso, seriedade, esforço, dedicação e outras que definem um bom professor, então você não deve perceber nada de educação, nem de política. Um professor sério é aquele que se preocupa com os seus alunos, tal como um bom político se preocupa com as necessidades daqueles que o elegeram.
João Semana, só uma chamada de atenção: quem não deve, não teme!!! Professor que se preze não deve ter medo de ser avaliado pelos seus alunos. Não digo todos, mas, felizmente, a maioria destes ainda são sérios e sabem distinguir um bom professor de um mau professor... Não direi o mesmo dos encarregados de educação...

Anónimo disse...

Finalmente percebi,mas esforcei-me,o problema será por certo meu,pois um pedagogo explica sempre de forma entendivel.
Afinal é um cesto de supostas qualidades que um prof,assim como um politico devem possuir.
Pedagogia é a ciência que trata da educação.

Anónimo disse...

Queria vê-lo a ter alunos do estilo da "dá-me o telemóbel, já" e a desejar ser "avaliado" por eles

Pedro disse...

É de elementar bom-senso que quem tem comportamentos desse género não pode avaliar um professor... Será preciso explicar porquê???

Anónimo disse...

E por acaso não serão, infelizmente, a maioria dos nossos 'fregueses'?
Trabalha em algum colégio privado que selecciona os 'clientes'?
Trabalha em algum colégio público de elite?
Asdrúbal