domingo, novembro 23, 2014

A propósito da detenção de Sócrates...

Parece que alguns dos "anónimos" que aqui costumam vir visitar o blogue ficaram eléctricos pelo facto de eu não ter escrito nenhum artigo mal se soube da detenção de Sócrates. A razão é muito simples: há mais vida para além da blogosfera e a minha prioridade é, sempre, a família. Já agora um pedido: quando aqui vêm comentar, ao menos assinem o comentário com o vosso nome próprio (não um pseudónimo). Não custa assim tanto...
Já em relação à detenção de Sócrates, primeiro que tudo direi que não abri nenhuma garrafa de champagne, nem sequer fiz um brinde com um tinto. O primeiro pensamento que tive foi muito simples: "finalmente". E pensei "finalmente" porque nunca acreditei nesta personagem. E as razões que me levaram, desde há muitos anos, a não acreditar na palavra de Sócrates e a detestar a sua postura e maneira de ser não têm só que ver com a sua (des)governação enquanto Primeiro-Ministro. Convém aqui referir que sou natural da Covilhã, que toda a minha família tem raízes na Covilhã e que alguns dos meus familiares mais diretos conheceram de perto, tanto José Sócrates, como o seu saudoso pai, o arquitecto Pinto de Sousa, assim como alguns dos amigos de Sócrates de que tanto se fala... Para além de alguns familiares meus terem sido colegas de escola e de partido de José Sócrates, existem muitas histórias (e quando falo de histórias, refiro-me a factos reais e concretos e não do diz-que disse) que se conhecem sobre Sócrates, não publicadas na imprensa nacional, mas bem conhecidas das gentes da Covilhã, nomeadamente de quem lidava de perto com esta personagem que fundamentam a opinião que tenho acerca do ex-Primeiro-Ministro. A este propósito recordo o saudoso arquitecto Pinto de Sousa (pai de Sócrates), que nos meus tempos de adolescência e juventude via, amiúde, depois de almoço no café Montalto e, mais tarde, no café Montiel, e que terminou os seus tempos de vida na Covilhã: homem remediado, afável, triste, numa postura em tudo diferente da do seu filho. Nos últimos anos, quando o via no centro histórico da Covilhã, até parecia que se envergonhava do filho que tinha e que havia chegado a Primeiro-Ministro de Portugal... Mas, há muitos outras histórias que se conhecem na Covilhã e que reflectem bem a personalidade de José Sócrates, desde os tempos de escola e do café Primor, aos tempos do partido (foi companheiro de partido de familiares meus), até aos próprios tempos em que trabalhava na autarquia como engenheiro civil e muito mais... A última gota de água foi mesmo a disparata atitude que o actual presidente da autarquia local teve ao entregar as chaves de ouro da cidade a José Sócrates, gesto que dividiu profundamente as gentes da Covilhã. Enfim, penso que expliquei bem as razões que, desde os tempos em que Sócrates chegou a secretário de Estado do Ambiente, me levaram a desconfiar da palavra deste senhor. Desde sempre o vi como um "vira casacas", oportunista, egocêntrico, gabarolas, teimoso, arrogante e, enquanto Primeiro- Ministro, um autêntico desastre. A herança que deixou, depois de perder as eleições de 2011, é bem conhecida e já muito aqui escrevi sobre isso.
Quanto à novela que se iniciou na última sexta-feira com a detenção de Sócrates apenas vou recordar duas frases que aqui escrevi anteriormente sobre Sócrates.
"Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem ésAs ligações de Sócrates são perigosas e os exemplos são muitos: o caso dos resíduos da Cova da Beirao caso das "casas licenciadas da Guarda", o caso da "licenciatura de Sócrates" e agora o caso Freeport..."
"Será que há assim tanto fumo sem fogo? Não me acredito... Aliás, cá para mim ainda havemos de ter mais novidades em relação a outros casos relacionados com as famosas parcerias público-privadas que quase levaram o país à falência".
Pois bem, as novidades de que falei em 2012 finalmente surgiram. As suas ligações obscuras, finalmente, começaram a ser investigadas pela Justiça. Como escrevi "não há fumo sem fogo". E, claro, sei que isto tudo até pode dar em nada, mas, independentemente do desfecho final deste caso, continuarei a pensar o mesmo de José Sócrates. Nunca acreditei na palavra deste homem...

10 comentários:

Anónimo disse...

Se há coisa em que concordo consigo, é na opinião sobre Sócrates, e no facto de ter imensa culpa pelo estado a que o país chegou. O problema é que os membros do seu adorado PSD são farinha do mesmo saco, mas o Pedro recusa-se a ver isso. O Sócrates era mentiroso? Sim, era! Mas qual a diferença dele para o Passos Coelho, que mentiu descaradamente só para ganhar as eleições? Sempre gostava de saber porque um é venerado e o outro vilipendiado...
Anti-PS e PSD

Anónimo disse...

Antes de mais refiro aqui que estou muito satisfeito com o que aconteceu ao zé de sousa!
Nada mais que justiça poética, tendo em conta que, ainda por cima, foi «caçado» num processo por ele próprio iniciado!

Agora, quanto a eles não serem todos iguais...

Recordo-lhe uma resposta dada a um comentário a uma postagem sua do dia Segunda 29 de setembro, o assunto dos comentários era acerca da tecnoforma e do seu adorado 1º ministro!

«Agora, teria que haver provas de que mentiu ou que obteve rendimentos de forma fraudulenta ou outra qualquer razão grave (...).
Doutra forma, assente em suposições e notícias de jornal (...).
Claro que se provar que (...) mentiu ao Parlamento, forjou documentos ou retirou proventos de forma indevida, as consequências são óbvias.
E, neste caso, ainda há muitas insinuações e poucas certezas.»
Sábado, Outubro 04, 2014 2:32:00 da tarde, por V. Exa

Agora pergunto-lhe, não devia V. Exa tratar duas coisas iguais da mesma forma?

É que... só muda o cheiro, porque a m&rd@ é a mesma!

Prisão para todos!

Anónimo disse...

O Pedro só vê para um lado. O da direita. Por isso é que se calou quando houve suspeições sobre o Coelho e agora veio logo a correr escrever sobre o Sócrates.

Anónimo disse...

Imagino como é que você ficaria se o Sócrates ficasse em prisão preventiva

Anónimo disse...

Eh! Eh! A seguir vai o cúelho...
Freeport... tecnoforma... freeport... tecnoforma...

Anónimo disse...

Mas não é o jorge cúelho, é o outro!

O jorge cúelho foi mais fino com a mota engil

diga lá se não é só o cheiro que é diferente!

Anónimo disse...

Já lançou os foguetes?

Pedro disse...

Tantos anónimos! Ou será sempre o mesmo? Assim, sem nome, fico sem saber.
Mas, não gosto que quem aqui vem comentar fique sem resposta às questões formuladas.
Primeiro anónimo. Para si, Sócrates e Passos Coelho são iguais. Para mim, não... Já lhe disse vezes sem quando porque penso assim...
Segundo anónimo. Para Sócrates ser detido e estar em prisão preventiva é porque os indícios de ter cometido crimes são bastantes fortes. Já quanto a Passos Coelho, o que temos são algumas suposições jornalísticas. Nada mais. Se houver provas cá estarei para o criticar.
Terceiro anónimo. Querer meter no mesmo saco o caso Sócrates com o "há quem diga que existe um caso Passos Coelho" é desconversar...
Quarto anónimo. Afinal, Sócrates ficou mesmo em prisão preventiva. Nunca imaginei que tal acontecesse. E se ficou é porque há matéria de facto bastante consolidada...
Quinto e demais anónimos. Não, não são iguais. Continuo a dizer que PSD e PS não são iguais. A história prova-o. O PS endivida o país, o PSD corrige os erros dos seus antecessores. Claro que o PSD não governa de forma perfeita; também comete(u) erros, mas não ponho todos no mesmo saco...
Mas, é apenas a minha opinião. Cada um tem a sua. Dizer que são todos iguais é que, para mim, é ver as coisas de forma demasiado simplista... É desconversar e o caminho mais fácil para deturpar a realidade.

Anónimo disse...

Ok!
Mas na minha opinião, são todos a mesma m&rd@!
Tenho dito.

daniel tecelão disse...

Cada burro veste a albralda que melhor se lhe ajusta.Alem de albarda o pessoal do PPD,tambem usam palas.Só não zurram só berram!!!