segunda-feira, setembro 15, 2003

Mais um golpe de teatro!

Ontem muito se falou do golpe de Estado que ocorreu na Guiné-Bissau. Prefiro falar em golpe de teatro, pois Estado guineense é algo que parece existir apenas no papel, se tanto...
Uma das coisas que mais me deixa intrigado na vida política das antigas colónias portuguesas é o facto de os principais protagonistas políticos destes países terem na sua maioria frequentado universidades portuguesas, que não lhes parece ter feito entrar nada na cabeça em termos de prática democrática.
Dou dois exemplos: o agora deposto Presidente da Guiné-Bissau e o antigo Primeiro Ministro de Cabo Verde estudaram na prestigiada Universidade que frequentei (Universidade Clássica de Lisboa, o primeiro em Filosofia e o segundo em Direito) e, no entanto, exerceram o seu cargo político, pelo que se diz na comunicação social, de forma déspota e sem respeito pelas mais elementares regras da democracia. Logo, que andaram eles a aprender na Universidade? Quer se queira, quer não, passa a ideia que a vida universitária na antiga potência colonial é facilitada aos estudantes africanos, que vêm para as nossas faculdades usufruírem do nosso ensino, muitos deles com bolsas de estudo bem elevadas (alguns nem precisam pois pertencem às elites africanas!) e saem daqui para as suas terras natais a fim de se tornarem em pseudo-governantes!
Não será tempo de repensar a política de ensino dos estudantes africanos em Portugal?

Sem comentários: