quarta-feira, junho 15, 2005

Quando os dogmas atraiçoam as convicções...

As cerimónias fúnebres de Cunhal e toda a panóplia de reportagens, entrevistas e comentários que tornearam o desaparecimento do líder "espiritual" do PCP roçaram, em minha opinião, um excesso de emoção e até de romantismo, sobretudo, por parte daqueles que são comunistas.
A reportagem que, logo na segunda-feira, a SIC emitiu no Jornal da Noite foi um autêntico serviço público no intuito de esclarecer um pouco o percurso político e cultural de Cunhal. Já o programa "Prós e Contras" que a RTP1 exibiu sobre o líder comunista pareceu-me pouco aprofundado, tendo dado a ideia que tudo não passou de uma tentativa de homenagem feita a Cunhal.
Contudo, o que mais me surpreendeu foi a transmissão que as televisões resolveram fazer da cerimónia fúnebre e a forma como o PCP fez desta celebração uma tentativa de exibição do seu poder e da sua força eleitoral. Não havia necessidade. Nem sei se Cunhal gostaria de ter tido um funeral tão ao estilo "propagandista"...
Mas, afinal, o que se pode dizer de Cunhal e do seu percurso? Pois bem, para mim (que apenas tenho 28 anos e, portanto, me baseio no que a História conta), Cunhal ficará nos compêndios históricos como alguém que se deixou levar pelo radicalismo dos seus ideais, nunca tenho reconhecido o fracasso dos mesmos nos países onde vingaram e ainda subsistem, como Cuba.
Cunhal ficou aprisionado nos seus dogmas e tal atitude valeu-lhe o apoio, apenas, daqueles que continuam a teimar que o comunismo é o único sistema político que poderá conduzir ao desenvolvimento económico e social dos povos.
Cunhal pode ter sido um excelente escrito e homem de artes, mas, enquanto político (condição pela qual mais se deu a conhecer) não pode ser a sua morte a valer-lhe o epíteto de herói. Cunhal não soube reconhecer os erros da ex-URSS e a sua teimosia fez com que muita gente em Portugal ainda pense que o caminho certo a seguir é o comunismo. Aí reside a sua derrota...

1 comentário:

Anónimo disse...

best regards, nice info
»