sábado, julho 30, 2005

Que tipo de universidades queremos?

Há uns dias atrás foi dado a conhecer pelo jornal Público (qual haveria de ser!) alguns dos resultados de um estudo realizado por um docente universitário sobre a investigação científica que é feita nas universidades portuguesas.
Primeiro que tudo, dois breves apontamentos. Por um lado, há que elogiar o facto de, mais uma vez, ser o jornal Público a informar os portugueses deste tipo de resultados, uma vez que parece que vivemos num tempo em que se fala muito de estudos, mas vê-los é que nada... Olhe-se para o caso dos ditos estudos sobre o TGV e o aeroporto da OTA de que o Governo tanto fala, mas que ninguém sabe onde é que páram!
Em segundo lugar, há que reconhecer a pertinência deste tipo de análises reveladas pelo Público que servem para reflectir um pouco sobre o que queremos, realmente, do ensino superior público português.
Relativamente ao referido estudo, que dá conta do número de artigos publicados em revistas científicas internacionais, a Universidade de Aveiro aparece destacada como aquela onde a produção e investigação científicas são mais notórias, fruto do resultado obtido de 1,5 artigos publicados, anualmente, por cada docente de carreira. Seguem-se as Universidades do Algarve, do Porto e Técnica de Lisboa com 0,8 artigos publicados por docente. As restantes universidades aparecem com valores inferiores a 0,7 artigos.
Ora, apesar deste estudo ter a mais-valia de alertar as entidades competentes para este assunto e dar conta do reduzido peso que a investigação ainda tem no nosso ensino superior, penso que é um erro reduzir a investigação científica a um mera contabilização de artigos publicados, ignorando outros factores importantes nessa análise, tais como a cooperação universidade-empresa e a realização de estudos a nível local e regional, entre outros. Claro que a publicação de artigos em revistas internacionais é um elemento importante e, nesse aspecto, há que elogiar a Universidade de Aveiro, mas não deve ser esquecida toda a componente prática que uma instituição de ensino superior revela quando apoia as empresas da sua região, fomenta a investigação ligada à indústria, coopera com as autarquias na consolidação de projectos locais, promove a incubação de empresas, etc.
Esperemos que os resultados deste estudo não fiquem na gaveta e sirvam, pelo menos, para aumentar o rigor com que as universidades devem ser avaliadas, por forma a termos universidades não só voltadas para o ensino, mas, cada vez mais, com ligações à investigação e ao desenvolvimento regional.

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