sábado, março 10, 2007

Finalmente!!! A ver se é desta...

Depois de nos Governos de Durão Barroso e Santana Lopes se ter ponderado avançar com medidas legislativas de defesa dos direitos dos cidadãos que não fumam, parece que vai ser desta que, finalmente, se irá pôr cobro à impunidade e descaramento com que muitos fumadores impingem o "seu" fumo aos que não fumam.
Seja no café, no restaurante ou noutro local de lazer fechado, qual o não fumador que nunca se sentiu incomodado com o fumo do tabaco de alguém que, a seu lado, pouco se importa com quem está perto? E, quando se tem filhos, só pessoas sem escrúpulos é que podem considerar como perfeitamente normal que quem está mal é que tem que se mudar!!!
Não foram já poucas as vezes que, desde que a minha filha nasceu há cerca de 15 meses, tive que sair apressado do café devido à nuvem de fumo provocada por fumadores ou, pior ainda, ter de pedir no restaurante que me arranjem um lugar num "cantinho" mais reservado da sala para apreciar um bom almoço de convívio familiar, longe daqueles que teimam em puxar cigarro atrás de cigarro.
Espero sinceramente que a nova lei do tabaco avance, no sentido da salvaguarda dos direitos daqueles que não fumam e que, ao longo de muitos anos, têm vindo a suportar a má educação de muitos dos fumadores que não respeitam a liberdade dos outros, nem que fosse, pelo menos a dos mais novos...

6 comentários:

Fernanda disse...

Pedro tens toda a razão.
É bem verdade... quando estamos em determinados lugares e andamos a "saltar de mesa em mesa" para não levarmos com o fumo daqueles que não têm um minímo de respeito pelos outros... e ainda mais com as crianças.
Fica bem
Bjs

Anónimo disse...

Eu peço imensa desculpa se alguma vez incomodei alguém...Quando sair a nova lei vou ter de deixar de frequentar restaurantes...

Anónimo disse...

Luísa, certamente que já incomodou centenas ou milhares se pessoas por fumar. Pedir desculpa não adianta nada...
Quanto a ter de deixar de frequentar restaurantes, gostaria de saber se também deixou de frequentar salas de cinema ou de teatro, colóquios e debates abertos ao público, museus e salas de exposições, enfim, todo um conjunto de locais onde também não se pode fumar?

Anónimo disse...

Que venha a lei bem depressa, detesto o fumo e o cheiro dos cigarros; pelo menos que limitem os lugares de fumadores e nao fumadores.
Xau, bjs da Maria

contradicoes disse...

Fui fumador e começo a ser intolerante face a alguns fumadores que sem qualquer consideração pelo seu semelhante expelem o fumo para cima dos outros estejam onde estiverem. Deparo com atitudes destas
diariamente e quando se trata de alguém conhecido chamo a atenção, porque caso não seja conhecido não estou disposto a ter de me confrontar com uma reacção de má educação.

Fatima disse...

Concordo! Proponho que deixem de usar os vossos carros... é que me incomoda muito o fumo dos vossos escapes...