domingo, abril 20, 2008

O maior tesouro que se pode ter...

Se o actual estado da Educação, do Benfica, do PSD e do Governo nada tem contribuído para a minha felicidade, a verdade é que não é por isso que me sinto menos feliz ou mais angustiado. Porquê? Porque há mais vida para além do que a profissão, o partido e o futebol... Nada é mais importante do que a nossa família. É ela quem nos conforta quando estamos mais em baixo; é ela quem nos acompanha quando estamos mais alegres; é ela quem nos melhor conhece quando nos refugiamos no silêncio; é ela quem nos alerta quando estamos tentados a entrar num qualquer labirinto.
Há uns dias atrás assiti na SIC à alegria que dominava o estado de espírito de um emigrante português a residir no Canadá, a quem lhe tinham caído na conta bancária cerca de 9 milhões de Euros por ter acertado nos números do totoloto. O homem não se cansava de dizer que o dia em que ficou rico tinha sido o dia mais feliz da sua vida. Ah, e não parava de chorar de emoção, por pensar em tal quantia de dinheiro. Pensei cá para mim: "Mas, será que este homem não tem família? Não terá filhos?"

Bem sei que vivemos num mundo cada vez mais materialista, avesso a valores como a família ou a amizade. É o dinheiro que crescentemente domina a mente da maior parte das pessoas. Quantas vezes já não vimos alguém dizer-nos que se ganhasse o totoloto teria alcançado a maior das suas felicidades?

Pois bem, para mim não haverá dia, aliás, dias mais felizes do que aqueles em que nasceram os meus dois filhos. Para um homem decente e minimamente conscencioso não há tesouro maior do que ser pai. O dinheiro bem pode ajudar à felicidade, mas não é determinante. Decisivo para a nossa felicidade é sim podermos chegar a casa depois de um dia de trabalho e termos uma esposa e dois filhos amorosos à nossa espera. Entre o amor de família e a felicidade do dinheiro, não pestanejo de dúvida um segundo. Que se lixe o dinheiro...

3 comentários:

Anónimo disse...

Inteiramente de acordo contigo!!!! Que felicidade ter Família! como viste no meu blog, festejámos no dia 18 os 100 anos da minha Mãe. Foi uma alegria para nós e para ela estar rodeada de toda a família, não só chegada, mas também primos e amigos. Haverá alguma coisa mais importante do que isto?

Fernanda disse...

É verdade!
A minha MAIOR alegria és tu Pedro, acrescida agora dos meus dois netinhos maravilhosos.
Sois a minha felecidade e alegria de VIVER.
A familia é o mais importante e dela vem toda a força e esperança.

Beijinhos para ti,Sa,Di e Pe.

contradicoes disse...

Ora aqui está uma matéria na qual estou totalmente de acordo consigo
e felicito-o por isso.