quinta-feira, janeiro 13, 2005

De que novas propostas fala Sócrates?

O candidato do PS a Primeiro-Ministro faz-me lembrar Guterres no que este tinha de pior: o falar muito para fazer pouco. Desde que Sócrates entrou em campanha eleitoral que ainda não ouvimos da sua parte nenhuma ideia séria e concreta que seja contrária às protagonizadas por Santana Lopes. Até agora só banalidades: fomentar o crescimento económico, criar emprego, reforçar a educação, etc, etc, etc... De concreto nada de novo. Nem uma única ideia que se possa levar a sério...
Imagine-se que, agora, o líder socialista até já vem dizer que caso venha a governar Portugal irá manter a isenção dos beneficíos fiscais concretizada pela coligação PSD-PP e que havia servido de justificação para o PS votar contra o Orçamento de Estado. A confusão é total no PS.
A ânsia de poder é tanta que o que Sócrates gostava mesmo era que não houvesse lugar a campanha eleitoral e que os portugueses fossem chamados a votar o mais depressa possível para não ter que ir a debates e ser confrontado com perguntas às quais tem que responder sem o auxílio do teleponto.
Sócrates viveu durante muitos anos na cidade donde sou natural, a Covilhã, e o que por lá se diz dele não o favorece muito. Conta-se que na escola não era dado a grandes notas e que durante os testes gostava de cabular. Não sei se é verdade ou não, mas que quanto a poder de oratória não é lá muito dotado, parece-me evidente.
Estou para ver se Sócrates continuará na estratégia do "foge, foge" ou se, de uma vez por todas, consegue enfrentar o seu principal adversário político, o temível Santana Lopes, sem telepontos, nem cábulas de ocasião. Que venham os debates...

Sem comentários: