quinta-feira, dezembro 01, 2005

Para quando o abrir dos olhos...

Hoje comemora-se, uma vez mais, o dia que lembra o combate que a sociedade tem que travar contra esse flagelo que é o HIV/SIDA. Nesta luta desigual entre uma medicina cada vez mais aprumada, mas limitada, e uma doença que contorna a possibilidade da descoberta da sua cura, torna-se imperioso e premente que os cidadãos abram os olhos para a prevenção. Dito isto, não se compreende que a Igreja Católica continue a condenar em surdina o uso do preservativo como forma de evitar a propagação do HIV/SIDA.
Neste caso, como noutros, seria bom que a Igreja Católica tivesse, pelo menos, a coragem de informar os seus seguidores que não é pecado o uso do preservativo, visto que entre os valores da defesa da fidelidade e descendência e o da promoção da vida, este deve sobrepor-se aos anteriores, por forma a que a taxa de incidência do HIV/SIDA, com risco de mortalidade, diminua consideravelmente. Seria um passo importante a dar pelas instâncias superiores da Igreja Católica e um sinal de abertura aos novos tempos...
Resta-nos o consolo de que ainda há quem, mesmo no interior da Igreja Católica, tenha o bom senso para ver esta realidade e não seguir à risca as "instruções" dos poderes superiores do catolicismo.

6 comentários:

contradicoes disse...

É de lamentar que os responsável por esta religião continuem ignorando os malefícios do desaconselhamento que fazem do uso do preservativo. Tanto mais que existem fiéis que seguem à risca as suas directrizes e se resolvessem encarar como deviam o aconselhamento do uso muito provávelmente os resultados em termos de pessoas infectadas desceria considerávelmente.

Rui disse...

Também nas minhas convicções mais profundas existem coisas que não sou capaz de compreender.
Esta é claramente uma delas.
Um Abraço.

Rui

Patricia disse...

Esta doença está a afectar cada vez mais as populações de todas as partes do mundo. É necessário prevenirmo-nos mais.
Também não compreendo o porquê da Igreja Católica condenar o uso do preservativo...
Ontem vi um filme na RTP2 que mostra um pouco daquilo que se passa na realidade. É um bom exemplo para os adolescentes/jovens...

Willespie disse...

Estou plenamente de acordo, apesar de esta atitude da igreja não ser nenhuma novidade. Se a igreja tem qualquer instinto de sobrevivência ela terá forçosamente de mudar.

Anónimo disse...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. film editing schools

Anónimo disse...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! » »