sexta-feira, junho 09, 2006

Ser patriótico é muito diferente de ser um fanático da bola...

Pois é, começou hoje o Campeonato do Mundo de futebol, pelo que espera-nos um mês de completa "overdose" propagandista de futebol, a que alguns chamam de informação pertinente! Seja na televisão, na rádio ou nos jornais, há um mês que não se fala noutra coisa, pelo que a tendência nos próximos trinta dias será para piorar... Não há pachorra!!!
Ora, se há dois anos atrás ainda tive a "coragem" de colocar a bandeira nacional na varanda do meu apartamento, tal como o fizeram a maioria dos meus vizinhos, este ano vou fazer "greve" a esse gesto, a que alguns chamam de patriótico, não por vergonha ou arrependimento, mas sim como forma de protesto pela forma como a generalidade da sociedade portuguesa (desde o povo até políticos e toda a esfera privada da economia) se deixou levar pela onda pseudo-patriótica de quase viver para a selecção e "endeusar" uma vintena de rapazes que dão uns toques na bola e que, cada vez que se deitam ao final da noite ou já de madrugada, se devem fartar de rir da forma como a comunicação social e os adeptos querem saber tudo acerca da sua vida: eles são autógrafos, fotografias, conhecimento das leituras, das vestes, dos gostos musicais, enfim, de quase tudo da vida destes individuos...
Apesar de gostar de futebol e de desejar que a selecção portuguesa possa sair da Alemanha de cabeça erguida recuso-me a entrar no jogo do "endeusamento" barato da nossa equipa, sobretudo quando muitas das questões decisivas para o futuro do nosso país são como que esquecidas e postas de lado: as mudanças no sector da educação, o encerramento das maternidades, a manutenção de níveis de desemprego preocupantes, o preço do petróleo, as taxas de juro, os incêndios de Verão, etc.
Enfim, não há dúvida que chegámos à silly-season: quando tempos políticos que decidem adiar o trabalho parlamentar para que os senhores deputados possam assistir ao jogo da selecção com o México está tudo dito. Nesse dia estarei, com muito orgulho, a dar uma aula de Geografia à minha turma do 10º G... Sim, porque não acredito que os meus alunos faltem à aula para ver um jogo de futebol!!!
E viva o 10 de Junho: dia de Portugal!!!

12 comentários:

Anónimo disse...

Concordo com a sua escrita e lamento que haja tantos "pacóvios" interessados e preocupados com a vida dos jogadores e nesta altura atè se esquecem da grave crise que nòs portugueses enfrentamos.
Apoio a nossa selecção e o primeiro lugar seria bom, mas nada me impede de ser realista.
Viva o dia 10 de Junho:dia de Portugal!!!!

Anónimo disse...

Concordo contigo! Existe publicidade a mais nas nossas TV. Já cansa ver e ouvir sempre a mesma coisa...
Os jogadores devem sentir que de facto,são as pessoas mais importantes...
Bjs

Maré Viva disse...

Cuida-te com a data.
Ainda podes ser medalhado!
Bom fim de semana
Mouro do Barlavento

IsaMar disse...

Em primeiro lugar, quero saudar todos os Portugueses...Viva Portugal.
Para falar a verdade...acho que exageramos quando falamos de futebol....mas é o que o Zé Povinho gosta.
Eu não quero desvalorizar o futebol nem tão pouco o futebol portugues...mas se Portugal ganhasse o Mundial seria muito prejudicial para a nossa economia. Era mais dinheiro que ia sair...só para um desporto...
Há tantas coisas mais importantes..como criar postos de trabalho..isso ninguem se empenha.
Como disse o Sr Presidente Cavaco Silva hoje...o que fizermos é o que teremos...cabe a cada um de nós fazer um pouco.

fica bem

Pedro Sá disse...

Que anjinho...prepare-se que não vai lá ter nem um, a não ser que tenha por lá algum marrão empedernido...

AnaCristina disse...

Eu sou portuguesa, adepta de futebol desde sempre e "quase" fanática pela nossa Selecção. Mas consigo discernir as minhas prioridades e o meu Mundo não pára por um jogo.

Concordo contigo quando te referes à TV mas desliga-se. Com a rádio? Desliga-se. Cada um vê o que quer...

Quanto aos teus alunos, acredito que nem todos faltem... mas vão FALTAR ALGUNS, DE CERTEZA!

Anónimo disse...

Se fossemos tão exigentes com os políticos como somos com os futebois. Este sítio seria melhor frequentado.

contradicoes disse...

Concordo inteiramente com a visão e também já a critiquei. Aliás parece-me até uma falta de respeito para com o simbolo do País utilizar a Bandeira Nacional da forma como está a ser feito.
Desde soutiens, cuecas, saias, forros
para encosto de cabeça nos automóveis, etc. etc.Julgo ser este tipo de manifestações que vão contribuindo para um crescente aumento de falta da educação e estão muito longe de traduzir um sentimento nacionalista. Com um abraço do Raul

Unknown disse...

Gosto de BOM Futebol. Gosto da nossa selecção. Gosto que jogue bem e que vença.
Irrita-me profundamente tanto ruído à volta dela e irrita-me a nova mania de que sempre que se aponta uma camera de TV a um grupo de idiotas, eles respondam com gritos de "PORTUGAL, PORTUGAL", como se país e futebol fossem uma só coisa.
Um abraço: Rui

M disse...

Muito bem dito!

Anónimo disse...

Enjoyed a lot!
» » »

Anónimo disse...

Enjoyed a lot! »