quinta-feira, fevereiro 02, 2012

A propósito dos direitos adquiridos

Muitos são aqueles que falam dos direitos adquiridos: a maioria diz que não se devem retirar os direitos adquiridos, pelo que a sua "aquisição" deve ser definitiva. A propósito deste assunto, seria bom que os que têm vindo a insurgir-se contra a retirada de alguns direitos adquiridos (recordem-se as declarações do Presidente do Supremo Tribunal de Justiça!) tivessem algumas noções de geografia, nomeadamente ao nível de alguns conhecimentos básicos de demografia.
Para os que não compreendem as razões que obrigam o Governo a fazer mudanças drásticas nos chamados direitos adquiridos e a implementar reformas que levem à diminuição do Estado Social deixo apenas uma figura que explica a necessidade de cortar nas despesas.

Portugal é, cada vez mais, um país envelhecido, com uma estrutura etária da população que nada tem que ver com os tempos em que alguns dos direitos adquiridos foram implementados. Há que discriminar de forma positiva as famílias que têm dois ou mais filhos e que, portanto, contribuem para a renovação das gerações, e penalizar, com mais impostos, aqueles que não têm filhos. De outra forma caminharemos para um abismo, com mais de metade da população a ultrapassar os 50 anos de idade.

Seria bom que políticos, empresários, sindicalistas e comentadores tivessem umas aulas de Geografia para receberem algumas noções de demografia e perceberem que só alterando a estrutura etária da nossa população poderemos voltar aos tempos das "vacas gordas" e do reforço dos chamados "direitos (semi)adquiridos".

5 comentários:

daniel tecelao disse...

Essas lições de geografia servem para quê?
Servem para justificar as medidas do seu governo.
Porque há 7 meses atraz você não pensava da mesma maneira.
Ainda bem que você é professor fora da minha área de residência,assim os meus descendentes não o terão como professor.
Ser professor obriga a ser intelectualmente honesto,se não são mau exemplo!!!

Anónimo disse...

Precisamente...!

Além de que é mais uma forma, DESONESTA, de puxar a brasa à sua sardinha.

Eu não tenho filhos, por opção minha, trabalho um ano dia a dia com afinco e pago todos os impostos a que estou obrigado, e Vossa Excelência ainda considera que eu deveria pagar mais??!!!!???

Porquê? Por castigo??????

Seja honesto e diga as coisas como elas são, o problema maior aqui são os políticos que temos (que são a mexxa que sabemos)

Não tenho filhos porque não me apetece e sou contra a essa ideia peregrina de pagar mais impostos para sustentar os filhos dos outros! Porque é a isso que se refere.

Não tenho filhos porque não confio neste país nem nestes políticos, e não me apetece que, os meus filhos, venham a viver como se vivia nessa altura a que V. Exa. se refere aquando da atribuição dos direitos adquiridos, isto é, de forma precária, a maioria analfabeta, e, de certeza, que se estavam cagxxdo para a geografia!!

Já lhe retiraram os dois subsídios (mas não o fizeram aos médicos, e vamos a ver que outras excepções ainda vão abrir!), vão-lhe, com toda a certeza, cortar de forma progressiva o seu vencimento (como tem sido feito na Grécia), mas o senhor está satisfeito porque são os fdp's do psd! se fossem os fdp's do ps era o fim do mundo!!....

... como é possível que alguém consiga pensar assim!...

Mas a culpa é de quem não tem filhos!?!?!??!!!!!!!!!!!!!!!!!, vamos todos castigá-los!

Anónimo disse...

FASCISTA

Anónimo disse...

eh!eh!
ca bem visto, bora la dizer aos politicos para em vez de nos foderem a nos, darem-nos dinheirinho para nos foderemos umas gaijas e irmos todos fazer meninos
iss e que era

Anónimo disse...

Desculpem lá, eu gosto de vir aqui, mas não gosto de ler palavriado tão sujo que não serve para nada e não se aprende nada com pessoas deste tipo.
Podemos ter ideias diferentes, mas saber respeitar todas as pessoas que aqui vêm.
Júlia