quarta-feira, setembro 26, 2012

Os eternos insatisfeitos

Depois do Governo ter anunciado cortes em muitas das fundações apoiadas pelo Estado, propondo a extinção de 38 fundações, a cessação dos apoios a 14 e a redução de 30% dos subsídios a outras 52, eis que surgem críticas de todos os lados.
Uns dizem que a "montanha pariu um rato", enquanto que outros dizem que é inadmissível que se corte nesta ou naquela fundação. Está visto que, nós portugueses, somos uns eternos insatisfeitos. Se se faz alguma coisa é porque se faz; se não se faz é porque não se faz...
O certo é que durante os governos de Sócrates poucos foram aqueles que falaram nas centenas de milhões de euros que todos os anos eram gastos com estas fundações, muitas delas se utilidade mais que duvidosa. Agora que o Governo avança com cortes, que podem alcançar os 150/200 milhões de euros, eis que se ouvem muitas vozes insatisfeitas com a decisão do Governo. A mais caricata é a do PS: depois de durante anos e anos terem "parido" dívidas e encargos, surgem estes senhores, imunes de qualquer tipo de vergonha, afirmar que "a montanha pariu um rato". É preciso descaramento!!!
Uma das fundações que durante anos e anos viveu à custa dos contribuintes portugueses foi a Fundação Mário Soares. Criada em 1991, teve uma percentagem de 25 por cento de proveitos em relação aos apoios financeiros públicos recebidos. Com 43 colaboradores (tanta gente a "mamar" à nossa custa!), esta fundação recebeu, só entre 2008 e 2010, cerca de um milhão e 272 mil euros de apoios financeiros públicos, a acrescentar o facto de ter apresentado um valor patrimonial tributário isento de mais de 268 mil euros. No relatório efectuado pelo Governo no âmbito da avaliação das fundações, a instituição recebeu uma pontuação global de 61,5 (um suficiente), tendo-se definindo «como um projecto europeu», e tendo «por fim realizar, promover e patrocinar acções de carácter cultural, científico e educativo nos domínios da ciência politica, da história contemporânea, das relações internacionais e dos direitos humanos». Ou seja, publicou uns livros, patrocinou numas conferências, realizou exposições, dinamizou acções de formação, enfim, nada de mais para uma fundação que recebeu tamanho financiamento...
E ainda há quem diga que o problema actual já vem do tempo de Cavaco Silva? Vejam com atenção o gráfico aqui ao lado para perceberem quem, de facto, fez tanta obra inútil à custa do aumento exorbitante da dívida pública portuguesa. E ainda queriam eles fazer um TGV com cinco linhas, um novo aeroporto em Lisboa, mais escolas de luxo e ainda mais auto-estradas a perder de vista!!!   

10 comentários:

Tiago Fiadeiro disse...

Soares foi o maior oportunista político de Portugal. Ficou com os louros do 25 de Abril e com duas predidências da república deixou os filhos bem encaminhados.
Sócrates foi o maior corrupto político de Portugal. De simples engenheiro civil camarário chegou a Primeiro-Ministro por duas vezes, tendo deixado o país na falência e as suas contas bancárias (a dele, a da mãe, a dos tios e a dos primos) bem recheadas.
Estes dois sujeitos deviam ter vergonha.

Anónimo disse...

Não acho nada que estes dois sujeitos, como v. exa. se refere. deviam ter vergonha!

Estes GAJOS deviam era SER PRESOS!

Otelo, diz-me quando....

... quando e lá estarei.

daniel tecelao disse...

A historia de acabar com as fundações é mais uma treta deste néscio governo que serve para enganar patetas como você.
Ao lado bochechas tambem podia colocar a fundação PSD da Madeira.
Em matéria de corrupção e oportunismo neste país ainda ninguem conseguiu bater o bando laranja que assaltou um banco!!!

Pedro disse...

Entre 2008 e 2010, a fundação do bochechas recebeu mais de 1,2 milhões de euro, enquanto a do PSD Madeira não recebeu nada...
Quanto aos assaltos é muito simples: do bando socrático que levou o país à bancarrota, ninguém está preso; já quanto ao bando do BPN, Oliveira e Costa está preso...
São só estas algumas das diferenças!!!

Anónimo disse...

Pois... e ao cavaco?
... e ao loureiro (que fugiu), ninguém os prende?!????!!!!

Que raio de lógica retorcida que você tem!

daniel tecelao disse...

Senhor Pedro,pelos vistos tem ás reuniões do bando,tem retórica apurada.
Não confunda o olho do cu com a feira de Borba,quem efectivamente assaltou um banco,sendo o maior golpe de que há memória no país,foi o bando laranja cujo capataz é o sr Cavaco.
Garanta-me que o PPD do Bokassa da Madeira não recebeu um cêntimo,desafio-o.
Não me faça rir,o Oliveira e Costa está preso onde?Não seja ridiculo!!!

Pedro disse...

Olhe, o Sócrates roubou um país e está a passar férias em Paris e pode ter a certeza que não contribuí para que este incompetente fosse eleito Primeiro-Ministro por duas vezes. Já o Oliveira e Costa roubou um banco e quem se decidiu pela nacionalização do banco foi um governo PS. Pelo que sei o antigo banqueiro não está de férias em Paris, mas sim em prisão domiciliária.
Se foi o bando laranja, rosa ou multicores que assaltou o BPN não sei. Acredito que haja lá gente metida tanto do PSD, como do PS e até do CDS. Talvez não haja do PCP e do BE, mas estes nunca estiveram no poder para poderem tomar conta de um banco. A justiça está a investigar...
Agora, arruinar um país não é o mesmo que desviar dinheiro de um banco! E o mais caricato é que este último até está a ser julgado, enquanto que o outro é o que sabemos...

daniel tecelao disse...

Ò sr.Pedro desculpar-me-á mas você é tão ladrão como o Pinto de Sousa.
Na voz do povo,tão ladrão é o que vai ás uvas como o que fica á porta,a alegoria é para dizer-lhe que se você sabe de um roubo, apresentou queixa? Não! Então é o tipo que ficou á porta.
Essa lenga lenga de todo o mal do mundo ser culpa de Sócrates só serve para adormecer boi,vá contar essas histórias aos meninos da sua rua.
Há aí um bando que se tem esforçado bem para que acreditemos nisso,mas a história é outra bem diferente!!!

Pedro disse...

Tecelão, vou fazer "copy paste" de um mail que me mandaram sobre a obra socrática. Aqui vai:

A obra de Sócrates

- A Dívida Pública aumentou 90.000 milhões de euros entre 2005 e 2010.

- Nacionalizou o BPN, com o contribuinte a pagar, aumentando o seu buraco em 4.300 milhões em 2 anos, e fornecendo ainda mais 4.000 milhões em avales da CGD que irão provavelmente aumentar a conta fina para perto de 8.000 milhões, depois de ter garantido que não nos ia custar um euro.

- Derrapagem de 695 milhões nas PPPs só em 2011.

- Aumentou custo do Campus da Justiça de 52 para 235 milhões.

- A CGD emprestou 300 milhões a um amigo do partido para comprar ações de um banco privado rival, que agora valem pouco mais que zero.

- Injectou 450 milhões no BPP para pagar salários dos administradores.

- Desbaratou 587 milhões do OE de 2011 em atrasos e erros de projeto nas SCUTs Norte.

- Desapareceram 200 milhões de euros entre a proposta e o contrato da Autoestrada do Douro Interior.

- Anulou e deixou prescrever 5.800 milhões em impostos.

- Perdeu 7.200 milhões de fundos europeus pela incapacidade do governo de programar o seu uso.

- Enterrou 360 milhões em empresas que prometeu extinguir.

- Contratou 60.000 milhões em PPPs até 2040.

- Usou Reformas para financiar a dívida de SCUTs e PPPs.

- Deu de mão beijada 14.000 milhões aos concessionários das SCUTs na última renegociação.

- Deixou agravar o passivo da Estradas de Portugal em 400 milhõesem 2009.

- Deu 270 milhões às Fundações em apenas dois anos.

- Pagou à EDP, em rendas excessivas, 3.900 milhões tirados à força da vossa fatura da eletricidade.

- Deixou os sindicatos afundar as EPs em 30.000 milhões de passivo para os camaradas sindicalizados
com salários chorudos e mordomias, pagos pelo contribuinte.

- Aprovou um TGV que já nos custou 300 milhões só em papelada, e vai custar outro tanto em indemnizações

- Mais todos os milhões enterrados no Aeroporto fantasma de Beja, totalmente inoperacional, inaugurado à pressa antes das eleições para fechar logo de seguida.

Inquieto disse...

isto de colocar uma linha GROSSA no gráfico, e esticar o gráfico até os anos 90 (qd viviamos com o escudo e tinhamos fundos europeus) é desonesto e manipulativo.
Tomem lá o gráfico desde 2000, com linhas como devem de ser, CORRECTAS e com valores trimestrais...

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=4731226554139&set=a.1344227121270.51586.1099008537&type=3&theater