quarta-feira, janeiro 30, 2013

No PS abriu a época de lavagem da roupa suja...

Os próximos tempos políticos vão ser marcados pelo clima de "guerrilha" interna em que mergulhou o PS. Principal responsável: José Sócrates e os seus seguidores. Apesar do homem que levou Portugal à bancarrota estar em Paris na "boa vida" ainda consegue convencer os seus amigos a tentarem tirar o tapete a Seguro. E quem é o escolhido para confrontar o actual líder do PS? António Costa, que após a "fuga" de Sócrates para França há quase dois anos atrás preferiu não avançar para a liderança do PS.
António Costa decidiu-se agora pela pior opção. A do "nim": nem avança, mas também não coloca de lado essa hipótese. Ou seja, faz chantagem com Seguro e afirma que não quer a confrontação, mas que avança caso a unidade não esteja assegurada. Como se um partido do arco da governação fosse sujeito a unanimismos. Isso é mais no PCP e no BE... 
Passos Coelho e Paulo Portas agradecem. Mas o país não! É que, apesar do PS continuar a fazer figura de avestruz, negando-se a participar no debate sobre a reforma do Estado Social, era importante que o principal partido da oposição não se escondesse atrás do silêncio do não comprometimento com qualquer medida menos populista. E, agora, vai perder tempo com a "guerrilha" interna!
Já se sabe que do PCP e do BE não se pode esperar nada de realístico no sentido de se avançar com a reforma do Estado Social. Estes partidos só pensam em direitos, ignorando os deveres. Do PS, enquanto partido com responsabilidades sérias no estado calamitoso a que Portugal chegou antes da entrada da troika, esperava-se uma atitude mais responsável. Mas, não! Agora é tempo de lavar a roupa suja lá para os bandos do Largo do Rato, como que a querer imitar o PSD de há uns anos atrás, quando as guerrilhas internas eram constantes.
Mas, na fase crítica em que o país vive não se compreende que ainda haja gente que coloca as ambições pessoais à frente dos interesses do país. O PS tem a obrigação de entrar no debate sobre o Estado Social que temos e que podemos ter no futuro e não entrar em jogos de poder a pensar na queda do Governo.

4 comentários:

Afonso disse...

Se o PS está agora a lavar a roupa suja o que dizer do PSD? Está sempre na lavandaria.
Só para recordar: Pacheco Pereira, Ferreira Leite, Rui Rio e mais alguns barões lá do Norte estão sempre a criticar o governo. Já para não falar das birras constantes entre Passos e Cavaco. Maior divisão era impossível.
As birras no PS comparadas com o que se passa no PSD não são nada.

Anónimo disse...

É isso Afonso.
O Pedro que olhe para o partido dele.
E no governo o lavar de roupa suja é a toda a hora. Os ministros não se entendem e os deputados do CDS passam a vida a mandarem bocas ao Gaspar.

Tiago Fiadeiro disse...

O PS entrou em desvario completo. Primeiro quiseram lá pôr o Seguro para tapar os buracos do Sócrates e agora que começa a cheirar a eleições já querem que seja o Costa a tomar conta do partido.
É o descrédito total.
E ainda vão perder as câmaras de Lisboa e do Porto.

Anónimo disse...

Aí por Viseu também se vai lavar muita roupa suja para decidir quem é o candidato do PSD à câmara