sexta-feira, agosto 19, 2005

Entregues à bicharada...

Hoje assisti à apresentação de um novo concurso que a SIC vai emitir a partir de Setembro. Já não bastava termos que aturar com as desgraças que a SIC e a TVI têm vindo a apostar nos últimos tempos no horário nobre da televisão portuguesa, como agora vamos ter que levar com a versão Castelo-Branco na SIC! Este novo lixo televisivo irá chamar-se "Esquadrão G", provavelmente por ser apresentado por cinco gays e parece ter como objectivo transformar labregos em metrossexuais... Mais uma miséria que, às tantas, até vai para o ar depois do noticiário da noite. Enfim, uma desgraça...
Claro que este tipo de programas só os vê quem quer, mas não seria lógico que o Instituto da Comunicação Social tivesse uma intervenção mais activa, no sentido de exigir às empresas televisivas um pouco mais de credibilidade e de preocupações a nível social? É que, se o Estado concedeu licenças televisivas à SIC e à TVI para emitirem em canal aberto, então estas não deveriam ter apenas a missão de encher os seus cofres de lucro, devendo também cumprir o seu papel de intervenientes a sociedade. Não é voltar aos tempos do lápis azul da censura, mas sim perceber que a formação e a educação dos nossos jovens não se concretiza só na Escola, mas também em casa e que, infelizmente, a televisão, a par da Internet, é cada vez mais a companhia da nossa juventude...
Neste sentido, há que elogiar a forma como a RTP tem "ignorado" a guerra das audiências e cumprido o seu compromisso de serviço público. Pena é que canais como a RTP Memória ou a SIC Notícias ainda não estejam à disposição da maioria da população portuguesa e que muitos dos seus programas não sejam emitidos pela RTP1 e SIC.
Agora, com a nova abjecção da SIC que aí vem, qual será a estratégia da TVI? Cavar ainda mais no fundo da podridão televisiva?

7 comentários:

daniel tecelão disse...

Desgraçadamente este país só tem quem ajude a puxar para baixo o já baixo "nivel" do povo!!!

Anónimo disse...

Quem disse que a comunicação social não tem um papel importante na educação do povo? Tem sim senhor, uma educação para a ignorância...
"Pão e circo" é a estratégia aplicada quando se enfrenta uma crise!

H. Sousa disse...

A programação é feita em função do lucro. Será que se deve subordinar os interesses do capital aos da educação? Isso é que era bom! Levantava-se logo uma campanha bestial em que se faria crer que as liberdades estão a ser cerceadas.

rajodoas disse...

Mas é esse mesmo objectivo das televisões privadas, contribuirem para a estupidificação do povo e este corresponde aumentando considerávelmente as audiências dessas estações. Obviamente que a TVI vai na mesma linha de qualidade de programação fazer provavelmente a 3ª. edição da "Quinta das Alarvidades", perdão Celebridades.
Pois tal como dizia o saudoso relator
desportivo Jorge Perestrelo é disto que o povo gosta. A mim pessoalmente já mais que uma pessoa assim me respondeu.
Quero lá saber que me considerem ignorante se eu gosto de ver este tipo de programas não vou deixar de ver só
porque os intelectuais me criticam.
Com gente assim não vamos mesmo a lado
nenhum.

silpheed disse...

Peixoto: aposto que vai ver aquilo mais vezes do que eu (mas, claro, só para poder criticar de forma informada, um bocado como os policias de bons costumes em relaçao a filmes porno)

Paula disse...

Ola Pedro,
Obrigada pelo teu comentário. Também não sei o que te dizer, mas na verdade, a minha vida está mesmo envolta em nuvens negras... não tenho uma fase propriamente cor-de-rosa à minha frente... mas antes de lá chegar, quero ver se arranjo algumas forças para a enfrentar. Palavras como as tuas contribuem para me animar e fortalecer. Obrigada, amigo.
Quanto ao teu post sobre a TV, concordo plenamente contigo! É pena que os jornalistas sibam apontar os dedos, mas não vejam que têm 4 dedos apontados para eles enquanto esticam o outro no sentido oposto. De facto, a nossa televisão só vê o que os incendiários vêem: EUROS!... E seria mt bom se pudéssemos asssitir a programas de qualidade que nos levassem a melhorar a nossa condição de vida e principalmente dos jovens, que são como esponjas e absorvem tudo.
Não espero muito por esses tempos. O deus Euro não se preocupa com a sociedade, mas com números apenas.
Gostei imenso da forma como escreves. Vou ser tua leitora assídua!
Beijinhos
Tixa

isabel disse...

oipedro...os canais em questão só estão interessados em dinheiro..lucros e por isso vão atrás do que as pessoas gostam "show off". não estão interessados em educação, isso não lhes dá dinheiro. enfim é o mundo dos negócios da ambição.
infelizmente a nossa sociedade está a perder valores educativos preferindo as facilidades da vida...ficando apenas com uma imagem oca "tábua rasa", vivendo apenas o momento, as superficialidades. é de lamentar imenso.
bjs