sexta-feira, agosto 19, 2005

Entregues à bicharada...

Hoje assisti à apresentação de um novo concurso que a SIC vai emitir a partir de Setembro. Já não bastava termos que aturar com as desgraças que a SIC e a TVI têm vindo a apostar nos últimos tempos no horário nobre da televisão portuguesa, como agora vamos ter que levar com a versão Castelo-Branco na SIC! Este novo lixo televisivo irá chamar-se "Esquadrão G", provavelmente por ser apresentado por cinco gays e parece ter como objectivo transformar labregos em metrossexuais... Mais uma miséria que, às tantas, até vai para o ar depois do noticiário da noite. Enfim, uma desgraça...
Claro que este tipo de programas só os vê quem quer, mas não seria lógico que o Instituto da Comunicação Social tivesse uma intervenção mais activa, no sentido de exigir às empresas televisivas um pouco mais de credibilidade e de preocupações a nível social? É que, se o Estado concedeu licenças televisivas à SIC e à TVI para emitirem em canal aberto, então estas não deveriam ter apenas a missão de encher os seus cofres de lucro, devendo também cumprir o seu papel de intervenientes a sociedade. Não é voltar aos tempos do lápis azul da censura, mas sim perceber que a formação e a educação dos nossos jovens não se concretiza só na Escola, mas também em casa e que, infelizmente, a televisão, a par da Internet, é cada vez mais a companhia da nossa juventude...
Neste sentido, há que elogiar a forma como a RTP tem "ignorado" a guerra das audiências e cumprido o seu compromisso de serviço público. Pena é que canais como a RTP Memória ou a SIC Notícias ainda não estejam à disposição da maioria da população portuguesa e que muitos dos seus programas não sejam emitidos pela RTP1 e SIC.
Agora, com a nova abjecção da SIC que aí vem, qual será a estratégia da TVI? Cavar ainda mais no fundo da podridão televisiva?

4 comentários:

Anónimo disse...

Quem disse que a comunicação social não tem um papel importante na educação do povo? Tem sim senhor, uma educação para a ignorância...
"Pão e circo" é a estratégia aplicada quando se enfrenta uma crise!

H. Sousa disse...

A programação é feita em função do lucro. Será que se deve subordinar os interesses do capital aos da educação? Isso é que era bom! Levantava-se logo uma campanha bestial em que se faria crer que as liberdades estão a ser cerceadas.

Anónimo disse...

Peixoto: aposto que vai ver aquilo mais vezes do que eu (mas, claro, só para poder criticar de forma informada, um bocado como os policias de bons costumes em relaçao a filmes porno)

Anónimo disse...

oipedro...os canais em questão só estão interessados em dinheiro..lucros e por isso vão atrás do que as pessoas gostam "show off". não estão interessados em educação, isso não lhes dá dinheiro. enfim é o mundo dos negócios da ambição.
infelizmente a nossa sociedade está a perder valores educativos preferindo as facilidades da vida...ficando apenas com uma imagem oca "tábua rasa", vivendo apenas o momento, as superficialidades. é de lamentar imenso.
bjs