segunda-feira, setembro 05, 2005

Candidaturas pela negativa

A cerca de um mês das eleições autárquicas e a mais de meio ano das eleições presidenciais, os três partidos de esquerda já avançaram com as suas candidaturas ao cargo de Presidente da República (PR). Sim, é verdade! E não me venham com a conversa de que as eleições presidenciais são unipessoais e independentes dos partidos, porque, até agora o que temos visto foi a intervenção activa do PS, do PCP e do BE na apresentação dos seus candidatos ao cargo de PR.
No entanto, mais do que me admirar com esta postura uniforme da esquerda portuguesa, o que mais me surpreende é a actuação pela negativa com que Soares, Jerónimo e Louçã anunciaram aos portugueses as suas candidaturas. De facto, estes senhores demonstram ter em comum um ódio a Cavaco Silva que não se compreende...
Soares vem falar na necessidade de unir o País em torno da sua candidatura, quando o próprio bem sabe que Cavaco Silva teve mais de 48% dos votos nas últimas eleições a que se apresentou há dez anos atrás. Depois, vemos Jerónimo de Sousa vir com a conversa de que a direita não pode chegar à Presidência da República, quando ele bem sabe que quem conduz a política económica de um país é o Governo. Finalmente, temos a cassete do Louçã que apenas sabe atacar de forma grosseira e malcriada Cavaco Silva, parecendo esquecer-se que tal atitude é ofensiva para centenas de milhares de portugueses.
Enfim, apesar de uma esquerda dividida em três candidaturas, que Cavaco agradece e deixa Sócrates pior que estragado, não há dúvidas de que Soares, Jerónimo e Louçã tem algo em comum: o estilo baixo e arrogante de quem se apresenta a votos pela negativa... O costume!!!

5 comentários:

Pedro disse...

Ó Tecelão, mas você quer equiparar o estilo agressivo de Soares, Jerónimo e Louçã com a sobriedade de Cavaco Silva??? Por favor!
E, olhe que Cavaco Silva não está refém do PSD para se candidatar à PR, ao contrário dos outros candidatos, que combinaram com os seus partidos as respectivas estratégias eleitorais...

Diesel disse...

Estes candidatos definitivamente são, como lhes chamei num post, o Cócó, Ranheta e Facada.

Anónimo disse...

Pois ]e isto parece uma guerra de meninos k lutam por um peda;o de bolo maior.Ainda n conseguie entender pk s\ao sempre os memos k se candidatam,e pk ]e k o Sr.Mario Soares veio a publico dizer k n se candidatava pois se o fizesse teria falta de senso,n ter]a mais falta de senso ou de humildade por se ter candidatado depois do k disse......
PODEREMOS N]OS CONFIAR NESTE HOMEM,K MUDA DE OPINI\AO CM KEM MUDA DE CAMISA_JINHOS E FIKA BEM

AnaCristina disse...

As pessoas de tendência esquerdista, como disse rajodoas, não destilam TODAS ódio pelas pessoas de tendência inversa.
Eu considero-me centro-esquerdista e se o senhor Cavaco Silva se candidatar, o meu voto é dele.
Ser de esquerda ou direita não nos tira o bom-senso de ver o que é melhor ou não para o país independentemente da cor política; o que acontece é que muita gente não quer ver!!

Anónimo disse...

De facto, entre o estilo baixo e arrogante dos quatro (o Garcia Pereira também é candidato) e o estilo de Cavaco há uma diferença abismal.
O homem que nunca se engana e raramente tem dúvidas, que cospe bolo-rei com ares de menino mal-criado, que não sabia quantos cantos tem Os Lusíadas, que afirma que a sua obra preferida de Mozart (o compositor que diz mais admirar) é Amadeus, é muito menos arrogante.

E eu, que nem sou comunista, acho o Jerónimo o menos arrogante de todos.
De qualquer modo, entre Soares, Cavaco, Jerónimo, Louçã e Pereira, venha o diabo e escolha...