sábado, janeiro 24, 2009

Um Inverno à antiga!!!

A Beira Alta está prestes a receber o 6º nevão deste Inverno. Já há muitos anos que não se via tanta neve por esta região. Aliás, diversos estudos científicos demonstram que a queda de neve tem vindo a diminuir em Portugal relativamente aos valores registados nas décadas de 1970 e de 1980. No entanto, este parece ser um ano fora do vulgar, com muita neve e ventos ciclónicos, como os que registaram esta madrugada no Noroeste de Portugal Continental...
A neve branca proporciona paisagens idílicas e de grande beleza. No entanto, os perigos também espreitam com o manto branco, nomeadamente quando temos que circular de automóvel. Ora, se tivermos em conta a irregularidade física do nosso país e a falta de meios que (ainda) persistem em muitas zonas (sobretudo rurais e de pior acesso), facilmente constatamos que percorrer as estradas portuguesas constitui um verdadeiro desafio para qualquer um. No último nevão da passada 3ª feira a A24, junto a Castro Daire estava como a foto elucida.
Resta-nos esperar que, desta vez, a Protecção Civil e as autoridade locais saibam corresponder ao que deles se espera: organização, planeamento, acção e presença efectiva. Preparemo-nos porque este parece ser um Inverno daqueles verdadeiramente loucos. Faz-me lembrar os Invernos da década de 1980 quando residia na Covilhã e percorrer a cidade nos dias de nevão era um verdadeiro drama. Mas, como nessa altura ainda era estudante, as preocupações não existiam e a alegria tomava conta de nós...
Aproveitemos da melhor maneira a neve que vai caindo!!!

3 comentários:

IsaMar disse...

Olá.
É verdade um Inverno rigoroso por aí.
Pelo que tenho visto na televisão Portugal continental anda muito branquinho.
Aqui na ilha tambem já caiu este ano,neve nos picos mais altos. Penso que umas 4 vezes. Mas, aqui a neve desaparece rapidamente. As temperaturas aqui são mais quentinhas.
Cuidem-se. Fiquem bem.
Beijinhos para todos.

Shakti disse...

Eu ainda estou à espera que caía neve em Lisboa !!!

bj

Fernanda disse...

Pedro
É verdade que este Inverno, faz lembrar os de há muitos anos atrás.
Ele é neve... frio... chuva... vento...
É claro quem trabalha longe da sua residência é deveras complicado e as crianças que bem cedo têm que ir para o infantário e escola é de "partir o coração".
Mas tudo faz parte da vida e há que saber aceitar...
Adoro ver os flocos brancos de neve a cair e enquanto está "mole" é uma alegria e uma risada! O pior é nos dias seguintes, pois aí torna-se um perigo e infelizmente ainda não temos os meios adequados que nos possam facilitar a nossa mobilidade com melhor qualidade.
Espero que a estrada que te conduz á tua escola esteja acessível.
Boas viagens e muita atenção
Bjs