segunda-feira, dezembro 29, 2003

BALANÇO: as personalidades internacionais de 2003

No balanço das personalidades internacionais deste ano que finaliza, penso que será lógico optar por aquelas que foram mais faladas, tanto positiva, como negativamente. Sendo assim, escolho como personalidade do ano, pela controvérsia que suscitou, o Presidente dos E.U.A., George W. Bush. As decisões (boas ou más) que tomou, sobretudo a da guerra contra o Iraque, desbravaram o caminho que o mundo teve que seguir (por livre opção ou por arrastamento), abrangendo sobre si millhões de vozes contra e outras tantas a favor.
O ano de 2003 foi centrado, internacionalmente, pelo conflito do Iraque e pela luta contra o terrorismo, e, quer se queira ou não, se em 2001 foi Bin Laden que tomou conta das "consciências" mundiais, desta vez, foi Bush, com o apoio de Blair e seus aliados, que orientou o caminho da luta contra o terrorismo.
Por razões diversas da anterior, destaco o Papa Karol Woytila, pela sua demonstração de coragem e luta, na procura de um mundo mais justo, equilibrado e pacífico, encarnando ele próprio a imagem de que o mundo não se deve vergar pelas dificuldades surgidas, quaisquer que elas sejam... A solidez intelectual do Papa, vergada a uma imagem física decadente e fraca, surge como uma espécie de resposta àqueles que pensam que o mundo deve fraquejar ao mínimo obstáculo que surja. Pode ser que este seja o sinal que faça o mundo despertar para a necessidade de lutar contra todas as formas malignas que pairam sobre o nosso planeta, desde o terrorismo, as guerras, a fome, a pobreza, a poluição, entre outras...

Sem comentários: