quinta-feira, dezembro 11, 2003

Só mais um escândalo, por favor...

A revista Visão de hoje traz a público a notícia de um suposto envolvimento de ministros do PSD e do PP num alegado favorecimento do Governo em relação à Universidade Lusíada. Quanto à veracidade da notícia em si nada tenho a dizer, pois não sou investigador, nem tão pouco juíz. Quanto ao resto, apenas quero fazer duas considerações.
Por um lado, agudiza-se o clima de desconfiança que se vive em Portugal, com a comunicação social, desde televisões e rádios até jornais, ávidos na procura de escândalos (não interessa se verdadeiros ou não), que lhes permitam aumentar as audiências ou o número de tiragens. Neste momento, muitos jornalistas parecem-se cada vez mais com investigadores da Judiciária ou do SIS.
Por outro lado, o facto de a oposição ao Governo não ser feita pelos partidos da Assembleia da República, mas sim pelos media, que neste último caso da Universidade Lusíada, até obrigou o Governo a ter de se explicar. O Parlamento é cada vez mais a casa das vaidades, pois a verdadeira política faz-se nos noticiários das 20 horas e nas capas dos jornais.

Sem comentários: