segunda-feira, dezembro 15, 2003

Falemos da nossa guerra!

A guerra civil que já dura nas estradas de Portugal há vários anos parece não cessar. Só este ano, segundo a Brigada de Trânsito da GNR já se verificaram 1113 ví­timas mortais resultantes de acidentes rodoviários. Todas as semanas vemos as estatísticas do número de acidentes, mortos e feridos, umas vezes em sentido ascendente, outras descendente, mas sem que se verifique uma melhoria substancial desta triste realidade portuguesa.
Mesmo com o reforço do patrulhamento das estradas ou com o aumento das penalizações às infrações cometidas pelos condutores portugueses parece que os resultados em termos da diminuição da sinistralidade rodoviária não se concretiza.
Causas para esta situação calamitosa? Há muitas e para todos os gostos! Uns dizem que a culpa é da má construção das estradas portuguesas, feitas aos zigue-zagues e com inclinações contrárias nas curvas. Outros colocam a responsabilidade no excesso de velocidade dos condutores portugueses. Outros falam ainda nas ultrapassagens perigosas, na condução sob o efeito de alcóol, etc. Há ainda quem culpe as autoridades de trânsito de apenas se preocuparem com a caça à multa e não na acção preventiva e pedagógica. Conclusão: todos dão palpites e colocam as culpas nos outros.
Pois bem, esta situação que envergonha Portugal deve-se, tão simplesmente, à falta de educação que a maioria dos condutores portugueses revela ao volante. Mas, atenção, esta falta de educação não se resume à má prestação dos portugueses na estrada. Ela é visível no modo como o povo português se comporta no seu dia-a-dia em sociedade: utilização frequente e desmesurada de palavrões, falta de respeito pelos horários, mania das grandezas, desrespeito pelos compromissos assumidos, gosto pela preguiça e pelo descanso, enfim, uma série de comportamentos típicos do português comum que apenas demonstram que o nosso povo é de facto de uma falta de educação exasperante.
Mas, a culpa dos acidentes continuará a ser, para a maioria, das estradas e do excesso de velocidade...

Sem comentários: