terça-feira, junho 08, 2004

Afinal, quem é que quer a paz?

Foi aprovado pelo Governo israelita o plano do Primeiro Ministro Ariel Sharon de retirada gradual de todos os colonatos judeus na Faixa de Gaza e desmantelamento de outros quatro na Cisjordânia, até ao final do próximo ano. Este é mais um claro sinal de como, da parte israelita, todos os esforços são visíveis no sentido de se alcançar a paz para a região do Médio Oriente.
Infelizmente, a notícia foi recebida com desprezo pelas hostes palestinianas, o que denota que há quem trabalhe efectivamente pela paz, enquanto que outros mais parecem viver da guerra e do terrorismo... De Arafat até agora nem uma palavra se ouviu, enquanto que dos líderes dos grupos terroristas palestinianos surge a acusação de que Israel quer é evitar a criação de um Estado Palestiniano!
Uma coisa parece certa. Sabendo-se que neste tema não há, entre os intervenientes, quem tenha as mãos limpas, pois, tanto israelitas, como palestinianos, têm culpas no derramar de sangue, a verdade é que, quem tem lutado mais no sentido de alcançar a paz naquela região do mundo têm sido as autoridades israelitas, desta vez, inclusivamente, com o apoio do vizinho Egipto. É caso para perguntar: afinal, a quem é que não interessa a paz no Médio Oriente?

Sem comentários: