segunda-feira, maio 31, 2004

Não se "brinque" com o Ambiente...

Ontem fui assistir ao filme "O Dia Depois de Amanhã", que funciona como um autêntico "panfleto" de alerta para os perigos que a Humanidade pode vir a sofrer, caso os países mais desenvolvidos do mundo, com destaque para os EUA, continuem a insistir numa política de "brincar" com a Natureza.
Mais importante do que analisar minuciosamente o argumento do filme e a forma como a ficção se pode ou não transformar em realidade, importa realçar a mensagem que o filme pretende transmitir, por forma a consciencializar a população em geral para os perigos das alterações climáticas que o efeito de estufa está a provocar na planeta Terra.
O facto do realizador Roland Emmerich ter recorrido a cenas de uma excessiva espectacularidade, não deve servir de embuste para menosprezar esta obra, que tem uma função muito mais cívica, do que apenas servir de entretenimento ao espectador. Por outro lado, a crítica que é feita, directamente, à Administração Bush e a ironia de serem, desta vez, os EUA a terem que pedir auxílio ao México, numa situação de crise, funcionam como duas pedras no lamaçal que é o actual processo de relações entre os países do Norte e os do Sul.
Enfim, este é um filme que vai mais além do que a simples tarefa de entreter o espectador através da monumentalidade e da espectacularidade das cenas feitas em computador. A defesa e o respeito pelo Ambiente deve ser a mensagem que valerá a pena interiorizar deste filme, sobretudo para os governantes dos países mais poluídores...