sexta-feira, junho 25, 2004

O interesse nacional...

Ainda hoje tinha escrito um apontamento sobre a boa notícia que o PSD recebeu do seu "aliado" PP e parece que as novidades não se ficam por aqui. Pelas últimas informações aventadas pela comunicação social, Durão Barroso prepara-se para ser o novo Presidente da Comissão Europeia, o que, a ser verdade, é de um prestígio enorme para o PSD e para Portugal.
Se esta reviravolta inesperada é de enorme significado para o interesse nacional, já a solução governativa pode parecer, aos olhos de muitos, justificativa da realização de eleições antecipadas. Sou contrário a tal opção, pois a estabilidade governativa deve superar a ânsia de alguns em quererem ser levados pelo descontentamento manifestado nas recentes eleições europeias.
Não valerá a pena virem com a lembrança do caso Guterres, pois as situações em nada se assemelham. Este acontecimento concerteza irá trazer mais-valias a Portugal e a ida de Durão para a Comissão Europeia trará um novo fôlego ao prestígio de Portugal e da própria UE.
Santana Lopes parece ser a escolha mais consensual no PSD e na coligação. Sampaio, certamente, irá ser coerente com as suas ideias de estabilidade governativa e do que é, neste momento, o melhor para os interesses políticos de Portugal.