quarta-feira, junho 16, 2004

Soares e as europeias: o disparate continua

Em entrevista ao programa "Sociedade Aberta" da SIC-Notícias, Mário Soares analisou os resultados das eleições europeias e, entre diversas considerações, teve o condão de "avisar" Cavaco Silva de que este deve tirar as ilações óbvias do risco que poderá correr caso se decida a ser candidato a Presidente da República com o apoio dos partidos da coligação. É caso para dizer que Mário Soares consegue, por vezes, ultrapassar o próprio filho na capacidade de proferir disparates...
O "pai" dos socialistas deve pensar que os portugueses são tão burros que não sabem distinguir umas eleições europeias, aproveitadas para mostrar algum descontentamento pela acção do Governo, de umas eleições presidenciais, nas quais o que conta são, sobretudo, a personalidade e o carisma dos candidatos. O que Mário Soares demonstra nesta entrevista é um total desprezo pelos eleitores portugueses e um ódio de estimação por Cavaco, que continua a não conseguir disfarçar.
Mas, será que a esquerda não consegue captar a mensagem que foi dada nestas eleições um pouco por toda a União Europeia: mais do que premiar os partidos da oposição (fossem de esquerda ou de direita), os europeus (com os portugueses incluídos) quiseram mostrar o seu descontentamento pelo rigor e aperto financeiros que os Governos dos principais países da UE tiveram que cumprir, por força da desfavorável conjuntura internacional.
Entretanto, a caça às bruxas continua entre os socialistas: já vão no terceiro candidato a Secretário-Geral...