terça-feira, julho 13, 2004

Exames nacionais: o panorama de sempre...

As médias das classificações dos exames nacionais do ensino secundário realizados na primeira fase mantiveram a tendência evolutiva dos últimos anos, com as disciplinas consideradas "chave" - Português B e Matemática - a registarem uma queda em relação ao ano passado. Português B ficou-se pelos 10,5 valores (menos 0,5 do que no ano anterior) e Matemática continua a registar uma média negativa de 8,8 valores (menos 0,2 valores).
As causas para esta situação desoladora do ensino secundário, com graves consequências na admissão de estudantes ao ensino superior com médias baixas, talvez estejam na forma desorganizada e banalizada como se encontram estruturados os ensinos básico e secundário. Penso que, enquanto se mantiver em prática o paradigma da quantidade em vez do da qualidade, os resultados finais não sofrerão grandes melhorias. É que mais vale ter menos disciplinas ao longo dos anos, mas exigir mais dos alunos, do que se ter (como acontece actualmente) muitas disciplinas de conhecimentos díspares e diversos e que impedem os alunos de "mergulharem" no conhecimento sério, eficaz e interessado dos conteúdos de aprendizagem.
Com este panorama, os resultados universitários estão à vista. Como muitos alunos do secundário apenas pensam em entrar para a Universidade, independentemente do curso, lá iremos ter futuros estudantes universitários com médias de entrada na Faculdade verdadeiramente vergonhosas. E, serão estes os futuros engenheiros, advogados, professores...