sexta-feira, agosto 01, 2003

Pior do que ver Lisboa a arder!

Os adeptos do F.C.Porto, sobretudo a sua claque, os Super Dragões, quando querem meter-se com os clubes de Lisboa, costumam gritar "só queremos ver Lisboa a arder". Nesta época de altas temperaturas, em que os fogos florestais alastram pelo interior de Portugal, os adeptos do F.C.Porto devem gostar de apreciar as imagens que nos aparecem em casa pela televisão. Certamente que, apenas prefeririam que em vez da Beira a arder fosse a capital a ser alvo dos fogos. Mas como Lisboa não tem floresta, têm de se contentar com os distritos de Castelo Branco e Portalegre, onde por sinal, há muitos benfiquistas e sportinguistas.
Bem, deixando agora de lado a brincadeira, pois o tema é muito sério, penso que constitui uma completa vergonha o que todos os Verões ocorre nas florestas portuguesas. Todos os anos a história repete-se: os políticos começam por prometer que este ano tudo correrá pelo melhor; os bombeiros, pelo contrário revêem as suas queixas de falta de material e homens; os incêndios alastram sem parar e, depois é ver o Ministro da Administração Interna, seja do PSD ou do PS, vir com promessas de combate aos fogos para o próximo ano, com o Presidente da República e o Primeiro Ministro a realizarem uma visita de consolo e apoio moral à região do país vítima do maior incêndio.
Não me vou aqui arvorar com teorias de combate aos fogos florestais. Apenas penso que, enquanto não aparecerem uns casos exemplares de aplicação de penas de prisão efectivas (e não de pena suspensa) para os incendiários florestais (que são muitos) não se responsabilizarem as comissões de festas pela recolha dos foguetes que mandam ao ar, será dificil parar com este verdadeiro inferno que alastra pelo país fora.
Até lá, os portistas terão de se contentar em ver o interior de Portugal a arder!

Sem comentários: