sexta-feira, agosto 01, 2003

Ser advogado já não é o que era!

Já todos sabemos que Portugal atravessa um tempo de crise, com especiais consequências negativas ao nível do desemprego. Esta situação está bem patente na recente medida aplicada pelo Governo: para fazer face ao desemprego crescente verificado nos licenciados em Direito, o Governo decidiu recrutar umas boas dezenas de recém licenciados em Direito, a fim de que estes prestem aconselhamento jurídico em sete delegações do Instituto Português da Juventude espalhadas pelo país.
Com o desemprego a aumentar nos jovens licenciados, sejam professores, engenheiros, advogados, ou outros, o Governo vê-se forçado a tomar um série de medidas, com vista a que os trabalhadores mais qualificados não fiquem em casa à espera de uma qualquer cunha ou se vejam forçados a irem trabalhar para trás de um balcão comercial.
O que se passa actualmente em Portugal é uma situação de excesso de oferta de mão de obra especialmente qualificada face a uma procura deficitária. Já começa a ser normal ver licenciados em Direito conduzirem um táxi ou licenciadas em História ou Matemática atrás de um balcão da Zara. Em conclusão: a coisa está "preta" para os licenciados... A ironia fica demonstrada na felicidade de muitos finalistas do 12º ano ao entrarem na faculdade, que mais tarde lhes abrirá as portas para o desemprego!

Sem comentários: