quarta-feira, abril 14, 2004

Dialogar com moderados? Claro que sim...

Depois da disparatada ideia de Soares, de que se deveria dialogar com terroristas, já ter caído em saco roto, chega-nos agora a notícia de que os EUA solicitaram o apoio ao Irão, país que se tem vindo a "reconverter", aos poucos, ao Ocidente, a fim de que este possa ajudar à resolução do conflito iraquiano. Esta boa nova surge depois de Freitas do Amaral, num excelente artigo publicado na revista Visão, ter criticado Soares, defendendo a ideia de que o Ocidente deve "estender a mão aos árabes moderados", combatendo "apenas os radicais".
Ora, o que Bush e Blair têm vindo a fazer é, precisamente, separar o trigo do joio, apoiando as Nações que recuaram nos arsenais nucleares e que começam a dar sinais de que caminham para uma gradual democratização, ao mesmo tempo que não dão tréguas a todos aqueles que defendem o terrorismo como forma de aniquilar o Ocidente.
Por outro lado, o emissário da ONU para o Iraque afirmou hoje que tudo se prepara para que no próximo dia 30 de Junho se processe a transferência de poderes para as autoridades iraquianas e que as primeiras eleições livres e democráticas podem ocorrer já em Janeiro de 2005. Nem tudo são más notícias...

Sem comentários: