terça-feira, novembro 04, 2003

Crueldade Intolerável

Assim se intitula o filme que está a passar em algumas salas de cinema de Portugal e que assenta que nem uma luva àquele tipo de mulheres que apenas ligam ao dinheiro e a todos os advogados que veem a justiça como um jogo de boxe...
Neste filme, onde impera a ironia, ficamos com a ideia de como na nossa sociedade os advogados são vistos como uns indivíduos que entram numa sala de audiências tal qual como dois pugilistas que se soqueiam um ao outro num ringue de boxe. Tudo vale para defender a pele do cliente, desde que este pague bem: arranjam-se umas testemunhas fictícias, descobrem-se os "podres" do adversário, inventam-se uns álibis, etc.
Depois, o realizador Joel Coen mostra-nos como a mulher se equipara muitas vezes a um ser que tem como principal anseio ter dinheiro e independência. Este retrato faz lembrar sobretudo as nossas "Cinhas Jardins" de Cascais, que todas as semanas aparecem nas revistas cor de rosa evidenciando uma figura de mulheres ricas, poderosas e livres de embecílhos (que é como quem diz, de homens).
Enfim, um filme excelente para advogados e tias se aperceberem da imagem que têm na sociedade...

Sem comentários: