sexta-feira, novembro 14, 2003

Gente do norte...

Pequeno retrato do meu jantar de hoje numa vila do interior de Portugal:
Entrei no restaurante por volta das 21 horas, a fim de saborear uma refeição quente que me confortasse o estomâgo. Apenas uma mesa estava ocupada, com três homens, que aparentavam ser viajantes. Afinal de contas estava em Castro Daire, terra que numa noite fria, como a de hoje, se assemelha a um deserto...
Ainda nem me tinha sentado e já o dono do restaurante me aconselhava a provar um arroz corrido que tinha feito há pouco tempo e que me assegurava estar uma delícia. Fui no seu conselho e, enquanto aguardava pela refeição entretive-me a ver o final do jornal da SIC.
Estava a falar o Manuel Maria Carrilho, quando o sossego deu lugar ao barulho provocado por uns sujeitos, acompanhados de uma mulher, que entraram no restaurante para jantar. A sua pronúncia soava a norte, que foi confirmada poucos momentos depois pela forma como "conversavam" (ou melhor gritavam) uns com os outros, ao mesmo tempo que se metiam com a empregada que os atendia. Não consegui evitar ouvir a conversa daqueles sujeitos, que em cada dez palavras pronunciadas incluíam uns dois ou três palavrões. Perguntaram ao dono do restaurante onde se poderiam deslocar para conhecer umas raparigas (referiam-se a uma casa de meninas) e fizeram com que o meu jantar fosse importunado por uma linguagem baixa e sem nível. Ao fim da refeição, confirmou-se a minha teoria: eram do Porto e estavam de passagem!
É este tipo de episódios que faz com que a ideia que tenho acerca das pessoas do Porto em geral seja tão negativa, pois muitos portuenses demonstram uma extrema falta de cultura e educação que se tornam insuportáveis...

Sem comentários: