quinta-feira, novembro 20, 2003

Uma nova ideologia...

Todos sabemos que a discussão acerca das ideologias está cada vez mais em desuso. Afirmar-se hoje em dia que se é de esquerda ou de direita já não faz muito sentido, quando vivemos num mundo cada vez mais global e quando Portugal tem de se sujeitar às directivas da UE.
Outro problema dos nossos dias é o facto de as pessoas actuarem cada vez mais de forma individualista, preocupando-se apenas com os seus problemas e desprezando os conceitos de sociedade e de solidariedade. A esta nova forma de pensar chamar-lhe-ia a ideologia do "umbiguismo", com cada um dos intervenientes a olhar apenas para o seu próprio "umbigo".
O bem-comum é um conceito decadente e que, infelizmente, faz menos sentido, numa sociedade que é crescentemente egoísta e egocêntrica.
Isto a propósito de uma conversa que hoje tive com um amigo meu acerca dos aumentos salariais. Não me choca nada que haja maiores aumentos para aqueles que menos ganham, em contraponto com aqueles que têm vencimentos mais elevados. É o que está previsto para o próximo ano e acho muito bem...

Sem comentários: