segunda-feira, novembro 24, 2003

Manias de intelectual...

A crónica de hoje de Eduardo Prado Coelho (E.P.C.) no Público, revela bem como algumas figuras que se auto-intitulam de intelectuais consideram os blogues como uma espécie de afronta ao pensamento único. E.P.C. afirma que "o intelectual tem que saber que a sua função é hoje sobretudo a de um tradutor de códigos culturais e que essa função implica uma análise cuidadosa e uma utilização sagaz do sistema dos media", interrogando-se se o mundo de hoje precisa ainda de intelectuais em tempo de "blogues". Por outras palavras, E.P.C. considera inatingíveis os conceitos de intelectualização e "bloguização".
A pergunta de E.P.C. pode ser tudo menos ingénua, no sentido que o conhecido cronista demonstra sentir-se afrontado pelo crescimento dos blogues. Esta é uma caracterí­stica comum naquele tipo de pessoas que pensam ser donas da verdade, fazendo tudo no sentido de procurarem protagonismo e tentando excluir as opiniões daqueles que não vivem à custa daquilo que escrevem.
E. P. C. revela-se no Público de hoje como o paradigma ultrapassado do intelectual de esquerda, ao insinuar que apenas os intelectais "profissionais" devem ser ouvidos, esquecendo-se que os blogues são apenas "livros" abertos a todos aqueles que apreciam o confronto de ideias e o debate público.

Sem comentários: