quinta-feira, janeiro 15, 2004

Breve balanço da nova 2:

Já passou mais de uma semana desde o aparecimento do novo canal de serviço público, denominado "A Dois". Penso que é já possível fazer um balanço sintético sobre a qualidade dos novos programas e do caminho traçado pelos administradores da RTP para este canal que aparece de "cara lavada".
Convém lembrarmo-nos que a primeira intenção do Governo de acabar ou reformar por completo a RTP2 não foi levada por diante, de forma a conseguir abarcar a maioria das opiniões (partidárias e da sociedade civil) que se manifestaram aquando da consulta pública. Pois bem, o Governo teve o bom-senso de abrir as portas da 2: à sociedade civil e a todas as organizações e instituições que pretendem fazer serviço público, orientando a nova programação do canal num sentido rigoroso e de conteúdos pertinentes dirigidos a todas as faixas etárias.
Daí que na nova 2: tenhamos uma grande variedade de programas, que conseguem atingir todas as classes etárias e sociais, tendo-se diminuído o número de horas dedicadas às séries de ficção e desporto e apostado em programas e documentários de apreciável qualidade como Hora Discovery, Magazine, Tudo em Família, Parlamento, Onda Curta, entre outros. Outras mudanças pela positiva foi terem-se colocado os novos programas em horários correctos de emissão, diversificando os conteúdos do horário nobre e diminuído o noticiário para uns suficientes trinta minutos.
O caminho está traçado e, até agora, bem traçado. Agora há que segui-lo, ignorando os profetas da desgraça...

Sem comentários: