domingo, janeiro 11, 2004

A Madeira longe dos turistas...

Da única vez que fui à ilha da Madeira, no Verão passado, interessei-me por esclarecer uma dúvida que tinha. Essa dúvida residia em perceber como vivem os madeirenses que residem fora do Funchal... Normalmente, tem-se a ideia que a Madeira é o Funchal e pouco mais.
Puro engano! Na verdade, apesar da capital madeirense ter uma raio de acção macrocéfalo sobre o resto da ilha, há uma outra Madeira que nada tem que ver com a cidade turística do Funchal. Quando lá me desloquei tive a preocupação de não seguir os roteiros turísticos que as agências de viagens proporcionam aos turistas. Aluguei um automóvel no Funchal e, de mapa na mão, tentei conhecer todas as restantes cidades e vilas da ilha, entrando nos cafés e tabernas locais e conversando com as pessoas simples. E, a verdade é que me apercebi que, realmente, na Madeira existe muita pobreza, com a população mais jovem das cidades e vilas piscatórias de Câmara de Lobos, Calheta e Machico, entre outras, a passar muito mal...
Em relação a esta matéria, acho que nunca ouvi uma palavra de Alberto João Jardim. A este propósito aconselho, para um melhor conhecimento da realidade madeirense, a leitura da reportagem do Público.

Sem comentários: