sábado, janeiro 10, 2004

A valorização do pessimismo

A revista Visão desta semana dá a conhecer os resultados de uma sondagem a propósito das expectativas que os cidadãos de 60 países têm em relação ao ano de 2004. Diz a Visão que Portugal é o país dos "velhos do Restelo", por ser, segundo a dita sondagem, o quinto país mais pessimista dos sessenta sondados.
Nunca dei muita importância aos resultados finais deste género de sondagens, baseados, muitas vezes em inquéritos respondidos à pressa e quase aleatoriamente. Como sou professor de Geografia costumo responder com agrado a este tipo de inquéritos, para perceber a amplitude e correcção das perguntas formuladas, tendo-me por isso apercebido dos lamentos que os entrevistadores fazem por pouca gente responder seriamente às suas questões. Muitas vezes, os entrevistados respondem à pressa, o que aliado a um elevado índice de iliteracia talvez tornem distorcidos os resultados finais destas sondagens. Já no meu tempo de estudante universitário, sempre tive alguma dificuldade em conseguir encontrar pessoas que respondessem com seriedade aos inquéritos...
Penso que seria bom que nos deixasse-mos tanto de valorizar este tipo de sondagens, sobretudo quando as mesmas incidem sobre a população em geral e, portanto, pouco interessada e capacitada para responder a estes inquéritos. Em relação às sondagens respondidas por telemóvel que inundam os nossos jornais e televisões, acho que nem vale a pena falar... Agora, até alguns blogues promovem sondagens!!!

Sem comentários: