quinta-feira, fevereiro 12, 2004

Em prol da responsabilização individual....

O Governo, através de Durão Barroso, manifestou ontem a sua intenção de avançar com as necessárias alterações legislativas para reduzir o consumo de álcool e tabaco e para incentivar hábitos alimentares mais correctos, promovendo estilos de vida saudáveis entre os portugueses. Esta é uma boa medida no sentido de não deixar que se banalizem comportamentos incorrectos ao nível da saúde pública, como são, por exemplo, o tabagismo e o alcoolismo.
Claro que, nos próximos tempos, muitos dos fumadores e apreciadores de bebidas alcoólicas virão queixar-se de que o Governo pretende retirar-lhes a liberdade de fumarem o seu cigarrinho ou beberem a sua cervejinha sossegados, quando e onde quiserem. Pois bem, acho que o Governo, para além de dever cumprir o que assume agora como intenção, deve ir muito mais além e legislar no sentido de penalizar todos aqueles que, através de comportamentos condenáveis (como é fumar em estabelecimentos públicos ou no trabalho) ponham em causa a saúde das outras pessoas.
Com que direito, por exemplo, é que é permitido fumar em plenos corredores hospitales ou nas salas de professores? Tem que se agir no sentido de promover a responsabilização individual e colectiva e ser-se mais severo. Dou apenas um exemplo de um caso absurdo nos dias de hoje. Como é possível que na escola onde lecciono nada impeça que se vejam alunos a fumarem em pleno recinto escolar, à vista dos alunos mais novos, sem que nada lhes aconteça?
Depois de trinta anos a vivermos numa sociedade onde se têm vindo a banalizar comportamentos e atitudes pouco responsáveis, é tempo de o Estado começar a por alguma ordem e civismo no estado actual de muitas coisas, sob pena de que daqui a uns anos a nossa juventude não tenha respeito, nem por si, nem pelos outros... E, não tendo uma juventude responsável, o que se pode esperar de um país?

Sem comentários: