terça-feira, fevereiro 17, 2004

A imigração, o envelhecimento, a família e os impostos...

É hoje apresentado o estudo "Impacto da Imigração na Demografia Portuguesa", da autoria da professora Maria João Valente Rosa, que traça uma análise das consequências demográficas da imigração em Portugal nos próximos anos. A verdade é que, segundo o referido estudo, Portugal, a par do resto da Europa, atravessa um grave problema de envelhecimento populacional, que só poderá ser ultrapassado através de uma de duas hipóteses: ou continuam a entrar milhares de imigrantes jovens em Portugal, aumentando assim a população activa, ou se tomam medidas que, efectivamente, consigam incentivar os casais portugueses a terem mais filhos. Há uma terceira hipótese que é a de conciliar as anteriores...
Os próximos anos vão ser elucidativos desta realidade, com o número de reformados a aumentar consideravelmente e a população jovem a diminuir a olhos vistos. Só estando bem a par desta situação é que se compreende que o Governo seja obrigado a aumentar a idade da reforma, ainda para mais quando os jovens começam a trabalhar cada vez mais tarde e a esperança média de vida tem tendência para aumentar todos os anos.
Claro que a imigração não pode ser tida como a única solução para o problema do envelhecimento, pois nem todos os imigrantes conseguem arranjar um emprego estável e muitos deles têm em vista o retorno à sua terra natal. Seria bom que o Governo, de uma vez por todas, aplicasse medidas efectivas de reforço e defesa da família, por forma a discriminar positivamente os casais com três ou mais filhos... Pelo contrário, os casais sem filhos ou aqueles que optam por viver sozinhos ou de forma anárquica deveriam ver os seus impostos agravados.
São medidas polémicas, mas a direita não costuma ter medo da polémica...

Sem comentários: