sábado, fevereiro 07, 2004

Guerra de sindicatos e outras evidências...

Apesar de não ter uma opinião muito favorável acerca do sindicalismo português, decidi ir hoje assistir a um plenário do Sindicato dos Professores da Zona Centro (SPZC), que tinha como tema a discussão do novo regulamento dos concursos de professores. Aliás, só se pode ter uma opinião formada sobre aquilo que conhecemos, não é verdade?
Na dita reunião estiveram presentes, segundo números do sindicato, quase mil professores e, muito daquilo que ouvi andou à volta do mesmo: a ideia de que o Governo se prepara para congelar a progressão das carreiras, aumentar o horário semanal dos professores, retirar-lhes direitos e muitas outras medidas de ataque à classe docente, isto na visão do SPZC. No final fiquei a perceber que muito do que os sindicalistas falaram não passam de perspectivas, não evidenciando realidades concretas. Por outro lado, falou-se pouco do tal regulamento (novidades, nem vê-las!), tendo-se gasto mais tempo a falar em formas de luta (greves e mais greves). Mas, o que mais me surpreendeu foi ouvir ataques desta organização sindical a outros sindicatos de professores, em concreto ao Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC) e à Pró-Ordem dos Professores, como se o que se pretendesse com o tal plenário fosse angariar mais sócios para o SPZC... Percebi então que o SPZC estava ali, mais do que a informar, a vender, sim, o seu "peixe"!
É, por estas e por outras que não sou muito dado a Sindicatos. Já agora, é de dizer que muitos dos professores se comportaram de forma mais irrequieta e conversadora do que muitos dos alunos nas salas de aula. Havia-os lá que passaram o tempo todo a falar que nem umas "beatas" na igreja...

Sem comentários: