domingo, fevereiro 22, 2004

O domingo da ilusão...

Nunca gostei do Carnaval, enquanto festividade que se mune de máscaras e de brincadeiras "feias", para que as pessoas riam, saltem e se deixem levar pela ilusão das máscaras. Sobretudo, sempre me fez alguma confusão a necessidade que muitas pessoas têm de cumprir uma tradição, que manda que as pessoas se mascarem de uma qualquer figura conhecida ou não, a fim de se mostrarem ao mundo, escondidas, por detrás de uma máscara. Aliás, é algo contraditório que essa pseudo-folia seja feita à custa de uma máscara. É uma espécie de exibicionismo envergonhado...
Por outro lado, este é o domingo em que muita gente vai para os passeios de uma qualquer avenida de muitas cidades deste país para verem uma série de figurões que troçam de meio mundo, enquanto que outros suspiram por verem algumas brasileiras em trajes menores. Enfim, e assim alguns ganham dinheiro à custa dos anseios ilusórios dos outros!
Sempre aproveitei esta festividade para me afastar dessas confusões, optando por passear por sítios mais calmos e onde a ilusão e a troça estejam bem longe. Aliás, deverá haver alguma razão psicológica para que certas pessoas tenham a necessidade de se "travestir" nesta época do ano. Tal como nunca entendi os travestis, também nunca percebi a importância que muita gente dá a este Carnaval modernista, onde imperam a máscara, o gozo e a mentira.
E, pensar que na próxima terça feira, de uma tradição absurda se faz um feriado nacional...

Sem comentários: