sábado, fevereiro 14, 2004

Uma postura sensata, sem radicalismos...

A entrevista que o Bispo das Forças Armadas, D. Januário Torgal Ferreira, concede ao Público de hoje é a prova de que a Igreja dos nossos dias não se resume aos postulados veiculados pela Santa Sé, indo muito para além das posições assumidas pelo Papa João Paulo II.
Aos poucos e sem pressas, a Igreja vai evoluíndo, sem cair na tentação dos radicalismos, nem dos estigmas exacerbados Na entrevista, o Bispo afirma respeitar e compreender a posição defendida pelo Papa e acredita que com o tempo novas posições face ao uso do preservativo e da pílula e à ordenação das mulheres serão aceites pela Igreja. Mas, até lá, mais importante do que entrar em discussões amorfas e radicalismos inócuos, tantas vezes veiculados por aqueles que são contra as posições do Papa, é compreender cada caso como único, sem generalizar, nem massificar. Para tal, cada um que se assume como católico deve manifestar a sua opinião, desde que esta seja tida como um ponto de equilíbrio entre as normas veiculadas pela Igreja e a consciência individual que cada um deve preservar.
Enfim, o segredo, tanto para aqueles que seguem às cegas a linha orientadora do Papa, como para aqueles que se servem das posições da Igreja Católica para se vitimizarem, será assumir uma postura equilibrada, flexível e respeitadora dos princípios básicos pelos quais uma sociedade se deve reger, nunca esquecendo que cada caso é um caso diferente de todos os outros...

Sem comentários: