quinta-feira, julho 31, 2003

A conversa do pois-pá!

Nos vários noticiários televisivos das 13H horas de hoje, tivémos a oportunidade de apreciar o conteúdo de umas das milhares de escutas telefónicas feitas a Ferro Rodrigues no âmbito do caso Casa Pia. Não vou questionar a pertinência de tais escutas, nem a sua validade jurídica para o caso em questão. Para isso servem os jurístas.
Apenas quero pronunciar-me sobre a conversa tida entre o líder do PS, Ferro Rodrigues e o líder parlamentar do PS, António Costa, e que nos foi dada a conhecer na íntegra em todos os serviços noticiosos de hoje.
Na dita conversa telefónica, que durou cerca de dois minutos, os dois intervenientes utilizam de forma recorrente expressões como "pá" e "pois"! Então, Ferro Rodrigues parece viciado no termo "pá" e utiliza-o constantemente para se dirigir ao seu interlocutor. António Costa é mais comedido e cinge-se a um constante "pois, pois".
Através destes verdadeiros "apanhados" telefónicos ficamos a saber como falam de facto os nossos políticos, e não por meio dos seus discursos pomposos e preparados, cheios de palavras caras e bonitas, que não passam de autênticos "termos de circunstância". Efectivamente, os nossos políticos dão a imagem de que têm uma capacidade oratória fenomenal (alguns, uma excepção, têem-na de facto), mas a maioria comportam-se como Ferro Rodrigues: pela frente falam de uma maneira, mas por trás só dizem "pá", "pois" e outras banalidades!

Sem comentários: