quarta-feira, julho 16, 2003

O fim do sossego!

Estamos em pleno Verão e começa-se, aos poucos, já a persentir pelas nossas terras a presença dos nossos conterrâneos emigrados por essa Europa fora. Alguns deles chegam em carros de fazer furor, descapotáveis e apetrechados de motores ruidosos. Ao saírem das suas "bombas" gostam de falar em tom elevado e utilizam com insistência a língua dos países de onde provêm, quase sempre o francês.
À noite invadem as esplanadas deste país, sobretudo nas aldeias e vilas do interior, e contam as suas façanhas pelo estrangeiro. Falam que ganham muito bem, que a vida nos países onde estão é muito melhor e que os filhos já pensam ficar por lá.
Alguns, os mais velhos, aproveitam o Verão para irem construíndo a sua vivendazinha na aldeia de onde partiram, sonhando em viver muitos mais anos a fim de usufruírem da sua choruda reforma francesa, suíça ou alemã.
Para mim, que vivo por cá e contribuo com os meus impostos para a riqueza do nosso Portugal, torna-se algo insuportável aguentar com toda a barulheira provocada pelos nossos emigrantes. Mas, o que mais me irrita é quando, por essas terras do interior, se torna difícil conduzir ou, simplesmente passear na rua descansado sem ter de aturar as manias dessa gente estrangeirada (claro que há excepções!). Ao conduzirem, muitos pensam que estão nas estradas dos seus países, tornando-se autênticos selvagens ao volante. Nas nossas ruas, falam a gritar e alguns até se comportam como se fossem galinhas num capoeiro.
Talvez seja falta de paciência da minha parte, mas espero que chegue depressa o mês de Setembro para que o nosso país volte ao sossego do costume!

Sem comentários: