terça-feira, julho 15, 2003

Os sonhos dos jovens portugueses!

Num estudo publicado no Jornal de Notícias de hoje sobre as profissões que os jovens portugueses pretendem ter no futuro destacam-se as de médico (nas raparigas) e de futebolista (nos rapazes). Esta situação permite constatar que os jovens portugueses, em tempo de crise, desejam enveredar por uma carreira que lhes possibilite uma vida desafogada em termos monetários. De facto, a ideia que é veiculada pela comunicação social é a de que as profissões ligadas à medicina e ao futebol dão dinheiro e prestígio.
As conclusões deste estudo merecem-me outras duas considerações. A de que a população mais jovem de Portugal se começa a apreceber de que vivemos num tempo em que os gostos pessoais e a vocação de cada um não parecem ter um grande peso, quando chega o momento de decidir sobre aquilo que se quer ser no futuro. Os nossos estudantes, ao chegarem ao 9º ano de escolaridade, preocupam-se cada vez mais por prosseguirem os estudos nas áreas que lhes podem conceder melhores perspectivas de um futuro risonho, do que por uma carreira que vá de encontro à sua realização pessoal.
Por outro lado, os jovens do sexo masculino ainda têm aquela ideia de que o futebol pode permitir uma vida de sonho, esquecendo-se, no entanto, que essa realidade apenas toca a uma minoria daqueles que enveredaram popr essa profissão. Lá está o "síndrome da clubite aguda" a afectar os neurónios dos nossos rapazes!
As raparigas portuguesas parecem ter os pés mais assentes na terra do que os rapazes, o que transparece também pelo facto de cada vez mais haver um crescente número de jovens do sexo femenino a "invadirem" os territórios anteriormente ocupados pelos do sexo masculino: os cursos de direito, medicina e gestão.
Facto assente é que ninguém parece querer ocupar lugares de categoria inferior. Os portugueses quando sonham, fazem-no até às nuvens. No entanto, convém não esquecer que quanto mais alto se sobe, maior é o tombo!

Sem comentários: