sexta-feira, julho 04, 2003

O Prolongamento da Guerra

Faz agora dois meses que o Presidente dos E.U.A., George W. Bush, deu por finda a guerra travada no Iraque. No entanto, desde esse culminar, apenas teórico e formal, o número de baixas entre os aliados (E.U.A. e Reino Unido) já equivale quase ao número das registadas durante o conflito. O que nos faz pensar que a guerra apenas terminou como combate travado entre dois exércitos, pois, na realidade, está-se agora a assistir ao prolongamento da mesma, mas pondo em conflito as tropas "ocupantes" e grupos de terroristas pró-Saddam que se tentam aproveitar da desordem ainda existente no Iraque para conseguirem uma espécie de vingança sobre os aliados vitoriosos.
Reveste-se, pois, de grande urgência, a necessidade de instaurar uma verdadeira elite iraquiana no poder, que possa dar lugar mais tarde à convocação de eleições livres e democráticas. Neste âmbito, e até lá, devem todos os países aliados fazer um esforço no sentido de cooperar com mais esta "batalha" em prol da democracia.
A meu ver, Portugal está a prestar um bom serviço ao nível internacional, demonstrando o seu potencial diplomático com a possível ida de José Lamego para a administração do Iraque. Também ao nível das forças de segurança, o envio de um contingente da GNR como força de paz é um sinal positivo dado pelo nosso Governo. Esperemos que os estilhaços provocados pelo prolongamento desta guerra não atingam as nossas forças.
É pena que aqueles que foram contra a guerra continuem agarrados aos aspectos formais que lhe deram origem e não compreendam que, apesar das justificações da mesma não terem sido cabais, o que mais importa agora é analisar as consequências deste conflito para o Médio Oriente, tanto no que concerne à instauração de mais regimes democráticos, como à possível caminhada para a paz entre israelitas e palestinianos.
Mas, quando é que será que estes "opositores de tudo o que é made E.U.A." passam a ter uma visão mais abrangente da realidade política internacional, colocando na gaveta o as teorias do socialismo empoeirado!

Sem comentários: