quarta-feira, julho 09, 2003

Conversas em Família

A mais recente polémica em torno do Pagamento Especial por Conta (PEC) tem, por agora, dado a evidenciar uma firmeza e rigor inabaláveis por parte da nossa dama de ferro, a Ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite, que não se deixou vergar pelas ameaças infundadas das associações de taxistas. Estes tentaram até quase ao último instante esticar a corda, afirmando que, caso as suas pretensões não fossem aceites iriam engarrafar Lisboa de taxistas.
Pois bem, a ministra actuou de forma séria ao explicar ao povo português, em pleno noticiário das oito horas, que o PEC não constitui nenhum novo imposto, mas tão somente um adiantamento a fazer pelos empresários (tanto taxistas como de outros ramos de actividade) e comparável à retenção na fonte dos trabalhadores por conta de outrém.
É este tipo de política que interessa ao país! É importante que os nossos governantes se habituem a vir falar com o povo português, explicando os pressupostos e implicações das suas políticas, de forma a que a sociedade portuguesa esteja devidamente informada, não se deixando enganar pelo que muitos dos nossos jornalistas vêm dizer para a praça pública.
Há uns largos anos atrás, ainda no tempo da ditadura, havia um programa na televisão portuguesa, intitulado "Conversas em Família", onde eram postas em dia as novidades legislativas e outras, a fim de que a população estivesse suficientemente informada. Claro que nesse tempo, as intenções dos governantes eram sobretudo de camuflar a verdade.
Seria muito positivo que este Governo fizesse mais vezes o que fez na questão da polémica do PEC com os taxistas. Que tal uma revitalização de uma espécie de "Conversas em Família", falando "olhos nos olhos" com os portugueses sobre as reformas que se têm vindo a realizar, as medidas que se têm vindo a aplicar e o estado real da nossa economia, educação, saúde, etc. Uma espécie de "Balanço Mensal das Actividades Governativas". Esperemos que o nosso Executivo continue no bom caminho...

Sem comentários: